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Title: Estudo Realizado na EN10 (Recta do Cabo) Sobre a Poluição Causada pelo Tráfego Rodoviário nos Solos e nas Águas Subterrâneas
Authors: Diamantino, C.
Issue Date: 2003
Publisher: ******
Series/Report no.: ******
Abstract: A comunicação que em seguida se descreve está inserida no âmbito de uma tese de mestrado em Geologia Económica e Aplicada, realizada na Faculdade de Ciências de Lisboa, e no âmbito de um projecto Comunitário que se designou por POLMIT Pollution of groundwater and soil by road and traffic sources: dispersal mechanisms, pathways and mitigation measures , desenvolvido em Portugal pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O tráfego rodoviário produz, por combustão e desgaste dos veículos automóveis e do pavimento da estrada, quantidades consideráveis de substâncias, não gasosas, poluentes do ambiente. Um dos principais objectivos deste estudo consistiu na avaliação e análise dos efeitos da poluição causada pelo tráfego rodoviário e pelas estradas nos solos e nas águas subterrâneas, existentes numa pequena parte do troço da Estrada Nacional nº 10 (Recta do Cabo). A escolha deste local deve-se ao facto de se tratar de uma estrada antiga e com uma intensidade de tráfego considerável, que se instala sobre formações geológicas que eventualmente evidenciam uma rápida disseminação dos poluentes. A monitorização dos meios através dos quais se processa a dispersão de poluentes resultantes do tráfego rodoviário, nomeadamente as águas de escorrência resultantes da estrada e a dispersão pelo vento, e dos meios subterrâneos para onde estes são posteriormente transportados, nomeadamente para os solos e as zonas não saturada e saturada do solo, durante um período de um ano permitiu determinar quais os potenciais poluentes resultantes e onde se processa preferencialmente a sua acumulação. Permitiu ainda estimar o seu comportamento no meio subterrâneo, comparando as concentrações nos solos e nas águas subterrâneas e determinar quais as características dos solos que mais influenciam o seu comportamento. Apresenta-se uma breve descrição da parte experimental deste estudo que visou essencialmente a aplicação de diferentes metodologias de monitorização dos meios onde se processa a dispersão de poluentes e dos meios subterrâneos para onde estes são posteriormente transportados. Por fim, apresentam-se alguns dos resultados obtidos, averiguam-se possíveis variações com a distância à estrada e em profundidade, tecendo algumas conclusões sobre os potenciais poluentes e os compartimentos ambientais mais afectados.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/5110
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