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dc.contributor.authorDiamantino, C.pt_BR
dc.date.accessioned2007-07-17T15:52:59Zpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-23T15:22:05Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T16:13:44Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T13:44:36Z-
dc.date.available2007-07-17T15:52:59Zpt_BR
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dc.date.issued2003pt_BR
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dc.description.abstractA comunicação que em seguida se descreve está inserida no âmbito de uma tese de mestrado em Geologia Económica e Aplicada, realizada na Faculdade de Ciências de Lisboa, e no âmbito de um projecto Comunitário que se designou por POLMIT Pollution of groundwater and soil by road and traffic sources: dispersal mechanisms, pathways and mitigation measures , desenvolvido em Portugal pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O tráfego rodoviário produz, por combustão e desgaste dos veículos automóveis e do pavimento da estrada, quantidades consideráveis de substâncias, não gasosas, poluentes do ambiente. Um dos principais objectivos deste estudo consistiu na avaliação e análise dos efeitos da poluição causada pelo tráfego rodoviário e pelas estradas nos solos e nas águas subterrâneas, existentes numa pequena parte do troço da Estrada Nacional nº 10 (Recta do Cabo). A escolha deste local deve-se ao facto de se tratar de uma estrada antiga e com uma intensidade de tráfego considerável, que se instala sobre formações geológicas que eventualmente evidenciam uma rápida disseminação dos poluentes. A monitorização dos meios através dos quais se processa a dispersão de poluentes resultantes do tráfego rodoviário, nomeadamente as águas de escorrência resultantes da estrada e a dispersão pelo vento, e dos meios subterrâneos para onde estes são posteriormente transportados, nomeadamente para os solos e as zonas não saturada e saturada do solo, durante um período de um ano permitiu determinar quais os potenciais poluentes resultantes e onde se processa preferencialmente a sua acumulação. Permitiu ainda estimar o seu comportamento no meio subterrâneo, comparando as concentrações nos solos e nas águas subterrâneas e determinar quais as características dos solos que mais influenciam o seu comportamento. Apresenta-se uma breve descrição da parte experimental deste estudo que visou essencialmente a aplicação de diferentes metodologias de monitorização dos meios onde se processa a dispersão de poluentes e dos meios subterrâneos para onde estes são posteriormente transportados. Por fim, apresentam-se alguns dos resultados obtidos, averiguam-se possíveis variações com a distância à estrada e em profundidade, tecendo algumas conclusões sobre os potenciais poluentes e os compartimentos ambientais mais afectados.pt_BR
dc.description.sponsorshipcomunicação apresentada no Seminário sobre Águas Subterrâneas, organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), realizado no LNEC, Lisboa, 27 e 28 de Fevereiro de 2003.pt_BR
dc.format.extent73 bytespt_BR
dc.format.extent37 bytespt_BR
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisher******pt_BR
dc.relation.ispartofseries******pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleEstudo Realizado na EN10 (Recta do Cabo) Sobre a Poluição Causada pelo Tráfego Rodoviário nos Solos e nas Águas Subterrâneaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.pages22 pppt_BR
dc.identifier.seminarioSeminário sobre Águas Subterrâneas, organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH)pt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.volume******pt_BR
dc.identifier.proc******pt_BR
dc.description.data27 e 28 Fevereiro de 2003pt_BR
dc.description.price******pt_BR
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