Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1016782
Title: Avaliação da qualidade do serviço – Metodologia de trabalho desenvolvida para a definição do sistema da 4 geração
Authors: Rodrigues, R.
Costa, A.
Cardoso, J.
Rodrigues S.
Cardoso, M. A.
Brito, R.
Silva, C.
Alegre, H.
Rosa, M. J.
Keywords: Qualidade do serviço;Sistema de indicadores;Regulação
Issue Date: Nov-2023
Publisher: APDA
Abstract: Os serviços públicos de abastecimento de água, gestão das águas residuais e gestão dos resíduos urbanos são estruturais, essenciais ao bem-estar, à saúde pública e à segurança das populações, bem como às atividades económicas e à proteção do ambiente. Estes serviços devem pautar-se por princípios de universalidade de acesso, de continuidade, fiabilidade e qualidade do serviço que suportem o custo eficiente e equidade das tarifas aplicadas. A principal preocupação da regulação destes serviços é a promoção da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras, focada em três áreas centrais: a proteção dos interesses dos utilizadores, a sustentabilidade da gestão do serviço num patamar de eficiência, e a sustentabilidade ambiental. A ERSAR avalia a qualidade destes serviços desde 2004, ano em que foi desenvolvida a primeira geração do sistema de avaliação, tendo sofrido três revisões periódicas. A presente comunicação tem como objetivo apresentar a metodologia que suportou a definição da quarta geração do sistema de avaliação da qualidade de serviço do setor das águas implementado pela ERSAR, que resultou da experiência adquirida e da aprendizagem em quase duas décadas de aplicação, e dos novos desafios que o sector da água enfrenta.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016782
Appears in Collections:DHA/NES - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.