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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015751
Title: | Projeto TO-SEALERT. Desenvolvimentos recentes |
Authors: | Zózimo, A. C. Fortes, C. J. E. M. Santos, J. A. Pinheiro, L. Lemos, R. Capitão, R. Fonseca, A. M. Roque, D. Taborda, R. Silva, A. Serrazina, V. Craveiro, J. Reis, M. T. L. G. V. Andriolo, U. Ferreira, J. Santos, C. |
Issue Date: | 7-Apr-2022 |
Publisher: | PIANC |
Abstract: | O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015751 |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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CN77_10asJECP_Zozimo.pdf | A existência de ferramentas de gestão dos riscos associados aos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias é essencial para que se possam implementar atempadamente medidas e procedimentos que evitem ou minimizem os danos causados por estes fenómenos. | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
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