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dc.contributor.authorZózimo, A. C.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, L.pt_BR
dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorCapitão, R.pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, A. M.pt_BR
dc.contributor.authorRoque, D.pt_BR
dc.contributor.authorTaborda, R.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, A.pt_BR
dc.contributor.authorSerrazina, V.pt_BR
dc.contributor.authorCraveiro, J.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T. L. G. V.pt_BR
dc.contributor.authorAndriolo, U.pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, J.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, C.pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T15:29:16Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T11:49:20Z-
dc.date.available2023-01-13T15:29:16Zpt_BR
dc.date.available2023-02-28T11:49:20Z-
dc.date.issued2022-04-07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015751-
dc.description.abstractO projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPIANCpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleProjeto TO-SEALERT. Desenvolvimentos recentespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.commentsPor estar sujeita à ação direta das ondas do Oceano Atlântico, a costa portuguesa está exposta a tempestades marítimas, que conduzem à ocorrência de episódios de galgamentos e inundações costeiras. Nas zonas costeiras, os galgamentos e as inundações associadas podem ser responsáveis por danos em infraestruturas, edifícios e equipamentos, e ainda por fenómenos de erosão costeira, além de colocarem em perigo vidas humanas, animais, e o ecossistema em geral. Quando os galgamentos e as inundações associadas afetam zonas portuárias, poderão ser responsáveis por danos, tanto nas estruturas do porto, como nos navios atracados, podendo também afetar a operacionalidade portuária.pt_BR
dc.identifier.localSinespt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitle10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines, 7 e 8 de abril de 2022pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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CN77_10asJECP_Zozimo.pdfA existência de ferramentas de gestão dos riscos associados aos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias é essencial para que se possam implementar atempadamente medidas e procedimentos que evitem ou minimizem os danos causados por estes fenómenos.1.17 MBAdobe PDFView/Open


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