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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1009507
Title: | A importância do comportamento das camadas de apoio de vias-férreas no estabelecimento de indicadores de desempenho estrutural |
Authors: | Fortunato, E. Paixão, A. Calçada, R. |
Keywords: | Via-férrea;Camadas de apoio;Modelação numérica;Interação veículo-via;Indicadores de desempenho |
Issue Date: | Oct-2016 |
Publisher: | SEMSIG |
Abstract: | A qualidade geométrica das vias-férreas é um parâmetro fundamental no âmbito da avaliação do desempenho destas infraestruturas. Essa qualidade evolui no tempo, essencialmente em função do tráfego e das condições atmosféricas, os quais contribuem para a degradação dos elementos da via e da respetiva fundação. Neste contexto, a deformação permanente das camadas de apoio da via (balastro, sub-balastro e camadas da fundação) constitui-se como um dos aspetos de maior relevância, em particular quando se traduz por assentamentos diferenciais, os quais podem promover a amplificação da resposta dinâmica do sistema veículo-via, com todas a consequências negativas que daí advêm, relacionadas com a degradação adicional dos elementos do sistema, com o conforto dos passageiros e a segurança de circulação. Para analisar a influência dos defeitos de nivelamento longitudinal no sistema via-veículo realizou-se um estudo paramétrico compreendendo análises dinâmicas não-lineares usando um modelo numérico pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), o qual foi devidamente calibrado e validado com medições em campo, realizadas em diversas campanhas, numa linha em operação. Foram analisados diversos cenários, alguns dos quais associados à rápida degradação da via e ao risco de descarrilamento, e outros que afetam o conforto dos passageiros. Os resultados foram integrados e utilizados de forma a estabelecer indicadores de desempenho que podem ser úteis para o planeamento dos trabalhos de manutenção da via. Este trabalho evidencia o potencial que a análise estrutural avançada, nomeadamente a que contempla o comportamento das camadas de apoio, pode ter na gestão da conservação de infraestruturas de transporte. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1009507 |
ISBN: | 978-84-945284-2-2 |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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