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dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorCalçada, R.pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T13:57:39Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T14:24:47Z-
dc.date.available2017-05-11T13:57:39Zpt_BR
dc.date.available2017-08-08T14:24:47Z-
dc.date.issued2016-10pt_BR
dc.identifier.isbn978-84-945284-2-2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1009507-
dc.description.abstractA qualidade geométrica das vias-férreas é um parâmetro fundamental no âmbito da avaliação do desempenho destas infraestruturas. Essa qualidade evolui no tempo, essencialmente em função do tráfego e das condições atmosféricas, os quais contribuem para a degradação dos elementos da via e da respetiva fundação. Neste contexto, a deformação permanente das camadas de apoio da via (balastro, sub-balastro e camadas da fundação) constitui-se como um dos aspetos de maior relevância, em particular quando se traduz por assentamentos diferenciais, os quais podem promover a amplificação da resposta dinâmica do sistema veículo-via, com todas a consequências negativas que daí advêm, relacionadas com a degradação adicional dos elementos do sistema, com o conforto dos passageiros e a segurança de circulação. Para analisar a influência dos defeitos de nivelamento longitudinal no sistema via-veículo realizou-se um estudo paramétrico compreendendo análises dinâmicas não-lineares usando um modelo numérico pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), o qual foi devidamente calibrado e validado com medições em campo, realizadas em diversas campanhas, numa linha em operação. Foram analisados diversos cenários, alguns dos quais associados à rápida degradação da via e ao risco de descarrilamento, e outros que afetam o conforto dos passageiros. Os resultados foram integrados e utilizados de forma a estabelecer indicadores de desempenho que podem ser úteis para o planeamento dos trabalhos de manutenção da via. Este trabalho evidencia o potencial que a análise estrutural avançada, nomeadamente a que contempla o comportamento das camadas de apoio, pode ter na gestão da conservação de infraestruturas de transporte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSEMSIGpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectVia-férreapt_BR
dc.subjectCamadas de apoiopt_BR
dc.subjectModelação numéricapt_BR
dc.subjectInteração veículo-viapt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.titleA importância do comportamento das camadas de apoio de vias-férreas no estabelecimento de indicadores de desempenho estruturalpt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages437-444pppt_BR
dc.identifier.localA Coruñapt_BR
dc.description.volume1pt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitle10º Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica y 5as Jornadas Luso-Españolas de Geotecniapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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