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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1007205
Title: | Efeitos estruturais das sobrecargas rodoviárias definidas nas normas mais utilizadas pela engenharia portuguesa em tabuleiros de betão com secção em caixão |
Authors: | Saraiva, M. Batista, A. L. |
Keywords: | Normas de estruturas;Sobrecargas rodoviárias;Tabuleiros em caixão;Esforços máximos;Comparação de resultados |
Issue Date: | 26-Nov-2014 |
Abstract: | As ações verticais em tabuleiros de pontes rodoviárias têm sido definidas, em Portugal, considerando o Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA), mas num futuro próximo prevê-se a utilização do Eurocódigo 1 (EC1). Porém, a engenharia de pontes portuguesa tem vindo a envolver-se, nos últimos anos, no projeto e construção de obras nos continentes africano e americano, onde vigoram outras normas. Assim, atendendo aos diferentes regulamentos que o meio técnico nacional tem que usar, realizou-se um estudo comparativo dos efeitos estruturais devidos aos modelos de sobrecargas rodoviárias de cinco normas, designadamente o RSA, o EC1, a norte--americana AASHTO, a sul-africana SATCC e a brasileira ABNT, em tabuleiros de betão de grande vão com secções em caixão, com o objetivo de fornecer indicações úteis aos projetistas e construtores. Os resultados obtidos permitiram concluir que, na direção longitudinal, a ABNT é mais condicionante, ao passo que o EC1 induz esforços mais gravosos na direção transversal. Para os tabuleiros mais largos e de maior vão, o RSA pode ter efeitos mais desfavoráveis que o EC1, na direção longitudinal. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1007205 |
Appears in Collections: | DBB/Chefia - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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