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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1007205
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Saraiva, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, A. L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-20T08:40:28Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T11:07:54Z | - |
dc.date.available | 2015-05-20T08:40:28Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-12T11:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1007205 | - |
dc.description.abstract | As ações verticais em tabuleiros de pontes rodoviárias têm sido definidas, em Portugal, considerando o Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA), mas num futuro próximo prevê-se a utilização do Eurocódigo 1 (EC1). Porém, a engenharia de pontes portuguesa tem vindo a envolver-se, nos últimos anos, no projeto e construção de obras nos continentes africano e americano, onde vigoram outras normas. Assim, atendendo aos diferentes regulamentos que o meio técnico nacional tem que usar, realizou-se um estudo comparativo dos efeitos estruturais devidos aos modelos de sobrecargas rodoviárias de cinco normas, designadamente o RSA, o EC1, a norte--americana AASHTO, a sul-africana SATCC e a brasileira ABNT, em tabuleiros de betão de grande vão com secções em caixão, com o objetivo de fornecer indicações úteis aos projetistas e construtores. Os resultados obtidos permitiram concluir que, na direção longitudinal, a ABNT é mais condicionante, ao passo que o EC1 induz esforços mais gravosos na direção transversal. Para os tabuleiros mais largos e de maior vão, o RSA pode ter efeitos mais desfavoráveis que o EC1, na direção longitudinal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Normas de estruturas | pt_BR |
dc.subject | Sobrecargas rodoviárias | pt_BR |
dc.subject | Tabuleiros em caixão | pt_BR |
dc.subject | Esforços máximos | pt_BR |
dc.subject | Comparação de resultados | pt_BR |
dc.title | Efeitos estruturais das sobrecargas rodoviárias definidas nas normas mais utilizadas pela engenharia portuguesa em tabuleiros de betão com secção em caixão | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.pages | 16p | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DBB/CHEFIA | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 5as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas | pt_BR |
Appears in Collections: | DBB/Chefia - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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