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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005407
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Teodoro, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Veloso Gomes, F. | pt_BR |
dc.contributor.author | Henriques, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, J. N. | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-11-06T15:18:04Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T13:51:51Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T12:22:01Z | - |
dc.date.available | 2013-11-06T15:18:04Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-09T13:51:51Z | pt_BR |
dc.date.available | 2016-06-23T12:22:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005407 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é o de analisar o comportamento do quebramar do porto do Funchal através da medição dos seus movimentos (deslocamentos e acelerações) e deteção de alterações morfológicas, utilizando para o efeito sistemas de posicionamento por satélite (GNSS), técnicas clássicas de topografia, acelerómetros e através da simulação do seu comportamento com base em modelos numéricos e físicos, procurando conciliá-los de modo a identificar quais as principais causas para a deterioração encontrada e seu grau de evolução. Na presente comunicação descreve-se o trabalho realizado, nomeadamente: i) as campanhas de observação in-situ (medição de deslocamentos e acelerações) e os principais resultados obtidos pelas diferentes metodologias de medição utilizadas; ii) as potenciais alterações morfológicas da estrutura, identificadas a partir da modelação física em laboratório; e ainda iii) os resultados obtidos numericamente (com um modelo de elementos finitos calibrado com base no ajuste das frequências naturais de vibração calculadas e identificadas in-situ) relativos à determinação dos deslocamentos expectáveis quando se consideram as forças devidas à atracação dos navios e devidas à agitação marítima. Na parte final da comunicação, discutem-se algumas das possíveis causas para a deterioração encontrada no quebramar do Porto do Funchal e salientam-se as vantagens da integração de diferentes metodologias de monitorização e de modelos físicos e numéricos para o controlo da segurança deste tipo de infraestruturas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | LNEC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Monitorização | pt_BR |
dc.subject | Gnss | pt_BR |
dc.subject | Acelerómetro | pt_BR |
dc.subject | Quebramar | pt_BR |
dc.title | Sistemas de Controlo e Análise Estrutural do Quebramar do Porto do Funchal | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Lisboa | pt_BR |
dc.description.figures | 18 | pt_BR |
dc.description.tables | 10 | pt_BR |
dc.description.pages | 21 | pt_BR |
dc.identifier.seminario | Oitavas Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária 2013 | pt_BR |
dc.identifier.local | LNEC | pt_BR |
dc.description.sector | DBB/NGA | pt_BR |
dc.description.year | 2013 | pt_BR |
dc.description.data | 10 e 11 de outubro | pt_BR |
Appears in Collections: | DBB/NGA - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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SISTEMAS DE CONTROLO E ANÁLISE ESTRUTURAL DO QUEBRAMAR DO PORTO DO FUNCHAL.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
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