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dc.contributor.authorPereira, M.pt_BR
dc.contributor.authorTeodoro, A.pt_BR
dc.contributor.authorVeloso Gomes, F.pt_BR
dc.contributor.authorHenriques, M.pt_BR
dc.contributor.authorLima, J. N.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, S.pt_BR
dc.date.accessioned2013-11-06T15:18:04Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T13:51:51Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T12:22:01Z-
dc.date.available2013-11-06T15:18:04Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T13:51:51Zpt_BR
dc.date.available2016-06-23T12:22:01Z-
dc.date.issued2013-10-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005407-
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é o de analisar o comportamento do quebramar do porto do Funchal através da medição dos seus movimentos (deslocamentos e acelerações) e deteção de alterações morfológicas, utilizando para o efeito sistemas de posicionamento por satélite (GNSS), técnicas clássicas de topografia, acelerómetros e através da simulação do seu comportamento com base em modelos numéricos e físicos, procurando conciliá-los de modo a identificar quais as principais causas para a deterioração encontrada e seu grau de evolução. Na presente comunicação descreve-se o trabalho realizado, nomeadamente: i) as campanhas de observação in-situ (medição de deslocamentos e acelerações) e os principais resultados obtidos pelas diferentes metodologias de medição utilizadas; ii) as potenciais alterações morfológicas da estrutura, identificadas a partir da modelação física em laboratório; e ainda iii) os resultados obtidos numericamente (com um modelo de elementos finitos calibrado com base no ajuste das frequências naturais de vibração calculadas e identificadas in-situ) relativos à determinação dos deslocamentos expectáveis quando se consideram as forças devidas à atracação dos navios e devidas à agitação marítima. Na parte final da comunicação, discutem-se algumas das possíveis causas para a deterioração encontrada no quebramar do Porto do Funchal e salientam-se as vantagens da integração de diferentes metodologias de monitorização e de modelos físicos e numéricos para o controlo da segurança deste tipo de infraestruturas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMonitorizaçãopt_BR
dc.subjectGnsspt_BR
dc.subjectAcelerómetropt_BR
dc.subjectQuebramarpt_BR
dc.titleSistemas de Controlo e Análise Estrutural do Quebramar do Porto do Funchalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.figures18pt_BR
dc.description.tables10pt_BR
dc.description.pages21pt_BR
dc.identifier.seminarioOitavas Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária 2013pt_BR
dc.identifier.localLNECpt_BR
dc.description.sectorDBB/NGApt_BR
dc.description.year2013pt_BR
dc.description.data10 e 11 de outubropt_BR
Appears in Collections:DBB/NGA - Comunicações a congressos e artigos de revista

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SISTEMAS DE CONTROLO E ANÁLISE ESTRUTURAL DO QUEBRAMAR DO PORTO DO FUNCHAL.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


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