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Title: Previsão dos galgamentos na baía da Praia da Vitória para avaliação de risco e alerta
Authors: Reis, M. T.
Fortes, C. J. E. M.
Neves, D. R.
Rodrigues, S.
Santos, J. A.
Vieira, A. S.
Simões, A.
Azevedo, E. B.
Keywords: Galgamentos;Avaliação de risco;Guiomar e moia;Baía da praia da vitória
Issue Date: Apr-2011
Abstract: Neste trabalho, descrevem-se as metodologias desenvolvidas no LNEC para a avaliação do risco associado à ocorrência de galgamentos inadmissíveis de estruturas portuárias e costeiras e para a previsão e alerta das entidades responsáveis nesses casos. Estas metodologias foram implementadas nos sistemas integrados de apoio à decisão na gestão portuária e costeira, GUIOMAR e MOIA. Em ambos os casos, as metodologias baseiam-se primeiramente na determinação da agitação marítima e no cálculo dos valores correspondentes do galgamento da estrutura marítima. A determinação da agitação marítima é efectuada em ambos os sistemas recorrendo a uma metodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas. O cálculo dos galgamentos é efectuado com recurso à ferramenta NN_OVERTOPPING2, baseada na análise de redes neuronais. Para teste das metodologias, utilizou-se o caso de estudo da estrutura de protecção costeira da baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se insere o porto da Praia da Vitória. Relativamente ao cálculo do galgamento através da ferramenta NN_OVERTOPPING2, concluiu-se que não é a ferramenta mais adequada para estudos em que o galgamento é calculado em série e/ou em tempo real, pois exige a intervenção do utilizador para optimização da análise de resultados. Relativamente às metodologias, confirmou-se a capacidade dos sistemas GUIOMAR e MOIA em realizarem, de forma interactiva e amigável, a determinação do grau de probabilidade de ocorrência de galgamentos inadmissíveis e o envio de alertas nesses casos, respectivamente. Estas metodologias, agora implementadas nos sistemas, constituem mais um passo no sentido de os tornar sistemas mais robustos e eficazes de apoio à gestão portuária e costeira
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002201
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