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dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorNeves, D. R.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, S.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorVieira, A. S.pt_BR
dc.contributor.authorSimões, A.pt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, E. B.pt_BR
dc.date.accessioned2011-06-27T15:28:07Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:38:14Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T15:04:04Z-
dc.date.available2011-06-27T15:28:07Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:38:14Zpt_BR
dc.date.available2017-04-12T15:04:04Z-
dc.date.issued2011-04pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002201-
dc.description.abstractNeste trabalho, descrevem-se as metodologias desenvolvidas no LNEC para a avaliação do risco associado à ocorrência de galgamentos inadmissíveis de estruturas portuárias e costeiras e para a previsão e alerta das entidades responsáveis nesses casos. Estas metodologias foram implementadas nos sistemas integrados de apoio à decisão na gestão portuária e costeira, GUIOMAR e MOIA. Em ambos os casos, as metodologias baseiam-se primeiramente na determinação da agitação marítima e no cálculo dos valores correspondentes do galgamento da estrutura marítima. A determinação da agitação marítima é efectuada em ambos os sistemas recorrendo a uma metodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas. O cálculo dos galgamentos é efectuado com recurso à ferramenta NN_OVERTOPPING2, baseada na análise de redes neuronais. Para teste das metodologias, utilizou-se o caso de estudo da estrutura de protecção costeira da baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se insere o porto da Praia da Vitória. Relativamente ao cálculo do galgamento através da ferramenta NN_OVERTOPPING2, concluiu-se que não é a ferramenta mais adequada para estudos em que o galgamento é calculado em série e/ou em tempo real, pois exige a intervenção do utilizador para optimização da análise de resultados. Relativamente às metodologias, confirmou-se a capacidade dos sistemas GUIOMAR e MOIA em realizarem, de forma interactiva e amigável, a determinação do grau de probabilidade de ocorrência de galgamentos inadmissíveis e o envio de alertas nesses casos, respectivamente. Estas metodologias, agora implementadas nos sistemas, constituem mais um passo no sentido de os tornar sistemas mais robustos e eficazes de apoio à gestão portuária e costeirapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGalgamentospt_BR
dc.subjectAvaliação de riscopt_BR
dc.subjectGuiomar e moiapt_BR
dc.subjectBaía da praia da vitóriapt_BR
dc.titlePrevisão dos galgamentos na baía da Praia da Vitória para avaliação de risco e alertapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures13pt_BR
dc.description.tables6pt_BR
dc.description.pages21ppt_BR
dc.identifier.seminarioVI Congresso Sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesapt_BR
dc.identifier.localIlha da Boavista, Cabo Verdept_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data4 a 8 de Abrilpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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