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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHenriques, M. J.pt_BR
dc.contributor.authorLima, J. N.pt_BR
dc.contributor.authorInocentes, G.pt_BR
dc.contributor.editorColégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheirospt_BR
dc.date.accessioned2011-05-09T14:26:45Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T13:51:35Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T09:43:44Z-
dc.date.available2011-05-09T14:26:45Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T13:51:35Zpt_BR
dc.date.available2016-06-23T09:43:44Z-
dc.date.issued2011-05-05pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002003-
dc.description.abstractO Túnel Rodoviário do Marão, inserido no lanço da Auto-Estrada A4/IP4, entre Amarante e Vila Real, situa-se no interior e numa das zonas mais elevadas da serra do Marão. A sua construção foi iniciada em 2009 prevendo-se actualmente que termine em 2012. Este túnel está a ser escavado utilizando os princípios do NATM (New Austrian Tunnelling Method), os quais prevêem que tanto o maciço como a estrutura de suporte do túnel, estrutura esta habitualmente menos rígida que a de outros sistemas utilizados na abertura de túneis, contribuem para a estabilização do maciço intervencionado. É assim um método que exige um acompanhamento rigoroso, sistemático e contínuo durante a escavação. Na comunicação descreve-se o apoio dado pela Geodesia ao acompanhamento da abertura e monitorização da secção nascente do túnel do Marão. A sua extensão, cerca de 5,6 km, e a sua localização exigem que neste túnel haja um acompanhamento da Geodesia Aplicada, de modo a serem respeitados os níveis de precisão desejáveis. A Geodesia tem assim intervindo no estabelecimento das redes de apoio, quer as exteriores quer a interior, necessárias para definir a orientação da escavação e, também, na monitorização de convergências e assentamentos do túnel. As redes de apoio exteriores, por envolverem distâncias de vários quilómetros entre os pontos extremos, foram observadas por GNSS, necessitaram de metodologias de observação e de processamento dos dados que assegurassem incertezas reduzidas. A rede de apoio interior, onde são aplicados os métodos de medição convencionais, tem também respeitado o objectivo de minorar as incertezas nos resultados de modo a minimizar os erros nas direcções (azimutal e vertical) de abertura do túnel. Relativamente à monitorização, a obtenção de resultados com incerteza milimétrica ou mesmo submilimétrica, exige também cuidados especiais, tanto na concepção, como na materialização do sistema e, também, durante a observação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLIDELpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectMonitorizaçãopt_BR
dc.subjectGeodesia aplicadapt_BR
dc.subjectTunelpt_BR
dc.titleApoio Geodésico à Construção do Túnel do Marãopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.figures11pt_BR
dc.description.tables0pt_BR
dc.identifier.seminarioConferência Nacional de Cartografia e Geodesia 2011pt_BR
dc.identifier.localPortopt_BR
dc.description.sectorDBB/NGApt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data5 e 6 de Maiopt_BR
Appears in Collections:DBB/NGA - Comunicações a congressos e artigos de revista

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