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Title: Análise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa.
Authors: Vieira Gomes, S.
Roque, C. A.
Cardoso, J. L.
Keywords: Segurança rodoviária;Modelos de gravidade;Atropelamentos;Lisboa
Issue Date: 2018
Publisher: CRP
Abstract: As cidades têm historicamente privilegiado os veículos motorizados, negligenciando os modos ativos de transporte. No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado à redistribuição do espaço urbano. A sinistralidade em meio urbano é um problema crítico, sendo que, em 2015, 76% das mortes de peões em Portugal ocorreram em áreas urbanas, acima da média europeia. Este estudo analisou os fatores associados à gravidade das lesões de peões em acidentes em Lisboa (2008-2011), considerando infraestruturas, exposição e características populacionais. Utilizando um modelo logit multinomial, identificaram-se variáveis significativas, como tipo de via, manobras dos condutores, uso do solo e condições de iluminação. Os resultados indicam que áreas de serviços e manobras bruscas aumentam a probabilidade de fatalidade dos peões em 350% e 1750%, respetivamente, enquanto condutoras reduzem em 44% o risco de lesões graves. Estes resultados reforçam a importância do planeamento urbano na segurança rodoviária dos peões.
URI: http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382
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