Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382
Title: | Análise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa. |
Authors: | Vieira Gomes, S. Roque, C. A. Cardoso, J. L. |
Keywords: | Segurança rodoviária;Modelos de gravidade;Atropelamentos;Lisboa |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | CRP |
Abstract: | As cidades têm historicamente privilegiado os veículos motorizados, negligenciando os modos ativos de transporte. No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado à redistribuição do espaço urbano. A sinistralidade em meio urbano é um problema crítico, sendo que, em 2015, 76% das mortes de peões em Portugal ocorreram em áreas urbanas, acima da média europeia. Este estudo analisou os fatores associados à gravidade das lesões de peões em acidentes em Lisboa (2008-2011), considerando infraestruturas, exposição e características populacionais. Utilizando um modelo logit multinomial, identificaram-se variáveis significativas, como tipo de via, manobras dos condutores, uso do solo e condições de iluminação. Os resultados indicam que áreas de serviços e manobras bruscas aumentam a probabilidade de fatalidade dos peões em 350% e 1750%, respetivamente, enquanto condutoras reduzem em 44% o risco de lesões graves. Estes resultados reforçam a importância do planeamento urbano na segurança rodoviária dos peões. |
URI: | http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382 http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382 |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OA 17_2018_An?lise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa..pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.