Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Roque, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T15:28:55Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:41:48Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T15:28:55Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-16T13:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382 | - |
dc.description.abstract | As cidades têm historicamente privilegiado os veículos motorizados, negligenciando os modos ativos de transporte. No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado à redistribuição do espaço urbano. A sinistralidade em meio urbano é um problema crítico, sendo que, em 2015, 76% das mortes de peões em Portugal ocorreram em áreas urbanas, acima da média europeia. Este estudo analisou os fatores associados à gravidade das lesões de peões em acidentes em Lisboa (2008-2011), considerando infraestruturas, exposição e características populacionais. Utilizando um modelo logit multinomial, identificaram-se variáveis significativas, como tipo de via, manobras dos condutores, uso do solo e condições de iluminação. Os resultados indicam que áreas de serviços e manobras bruscas aumentam a probabilidade de fatalidade dos peões em 350% e 1750%, respetivamente, enquanto condutoras reduzem em 44% o risco de lesões graves. Estes resultados reforçam a importância do planeamento urbano na segurança rodoviária dos peões. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CRP | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Modelos de gravidade | pt_BR |
dc.subject | Atropelamentos | pt_BR |
dc.subject | Lisboa | pt_BR |
dc.title | Análise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Lisboa | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | Seminário “Segurança da circulação em meio urbano: a proteção dos peões” | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OA 17_2018_An?lise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa..pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.