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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015727
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T10:46:14Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:48:24Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T10:46:14Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T11:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015727 | - |
dc.description.abstract | Refere-se o presente relatório a um estudo de caracterização das distribuições de velocidades praticadas pelos condutores nas principais categorias de estradas de Portugal, sob condições diversificadas de tráfego e luminosidade, efetuado pelo LNEC no âmbito do projeto europeu Baseline, cofinanciado pela Comissão Europeia (CE). O projeto Baseline destinou-se ao desenvolvimento de indicadores do desempenho do sistema de transporte rodoviário na óptica da segurança (designados por KPI – Key Performance Indicators), os quais estão previstos na estratégia de segurança rodoviária da União Europeia (EU) 2020-2030 e nos quais se inclui um relativo à velocidade praticada pelos condutores sob condições de circulação livre. No trabalho realizado na vertente das velocidades foi seguida uma abordagem semelhante à de trabalhos similares realizados em 2000, 2002 e 2004, com as adaptações necessárias ao cumprimento do protocolo de medições harmonizado definido no projeto Baseline. São apresentados os valores de KPI calculados para as três classes de rodovia considerados pela CE. São também apresentados os resultados globais obtidos, em cinco categorias de rodovia, e os resultados obtidos em cada secção de medição de velocidades, incluindo-se a consideração da influência de fatores ligados ao tráfego sobre as características da distribuição de velocidades fora de zona urbana. Os dados referem-se unicamente a dias úteis. Os trabalhos de campo decorreram em 2022. Na generalidade das classes de estradas analisadas, são muito elevadas as percentagens de veículos (ligeiros ou pesados) circulando em contraordenação grave (excedendo o limite de velocidade máxima legal em mais de 30 km/h fora de localidades ou em mais de 20 km/h dentro das localidades). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | RELATÓRIO 377/2022 – DT/NPTS; | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Velocidade | pt_BR |
dc.subject | Indicador de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.title | Velocidades praticadas pelos condutores nas estradas Portuguesas - Ano de 2022 | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.comments | Estudo no âmbito do projeto Baseline / NÃO RESERVADO / Os anexos deste relatório estão apenas disponíveis em formato pdf. | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.proc | 0703/1101/22610 | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Relatórios Científicos |
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File | Description | Size | Format | |
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Rel 377-2022_DT-NPTS_final dspace.pdf | Documento principal | 12.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
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