Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015496
Title: | Auditorias de pré-demolição - Enquadramento concetual |
Authors: | Martins, I. M. Rezvani, S. Falcão Silva, M. J. Salvado, A. |
Keywords: | Resíduos de construção e demolição;Auditorias de pré-demolição;Economia circular;Reutilização;Reciclagem;Valorização;Gestão de recursos |
Issue Date: | Nov-2022 |
Series/Report no.: | RELATÓRIO 321/2022 – DM/NBPC; |
Abstract: | Os resíduos de construção e demolição (RCD) representam 46% do total de resíduos produzidos na Europa, cerca de 820 milhões de toneladas por ano, ou 5190 kg per capita. Vários constituintes dos RCD são potencialmente reutilizáveis e recicláveis, o que foca a atenção no seu papel relevante na promoção dos princípios da economia circular no setor da construção, na fase de fim de vida. Este enquadramento conceptual visa reunir as melhores práticas dos diferentes países relativamente à aplicação de auditorias de pré-demolição em edifícios como uma ferramenta útil para o desenvolvimento do guia português. É também abordada a necessidade de minimizar a geração de resíduos contaminados, durante a demolição ou reabilitação de edifícios, como um caminho relevante para maximizar a reutilização e reciclabilidade dos RCD e a qualidade dos materiais recuperados. Para este efeito, é apresentada uma lista de substâncias perigosas críticas e feita a identificação dos materiais de construção que potencialmente contêm constituintes perigosos. Neste relatório é descrita a atividade desenvolvida na tarefa T2 – Enquadramento Concetual do projeto CLOSER. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015496 |
Appears in Collections: | DM/NMC - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel 321-2022_DM-NBPC_final dspace.pdf | Documento principal | 4.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.