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dc.contributor.authorCouto, P.pt_BR
dc.contributor.authorBaião, M.pt_BR
dc.contributor.authorPinho, F.pt_BR
dc.contributor.editorM. Menezes, M.ª R. Veiga, A. S. Silva, L. Nunes, J. Saporitipt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T09:30:55Zpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T11:26:27Z-
dc.date.available2022-10-26T09:30:55Zpt_BR
dc.date.available2022-11-04T11:26:27Z-
dc.date.issued2020-05-13pt_BR
dc.identifier.citation978-972-49-2313-0 (https://doi.org/10.34638/yzys-hn57)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015345-
dc.description.abstractNa atualidade, o setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) encontra-se em fase de franca recuperação de uma crise económica, não existindo disponíveis grandes fundos para investimento em obras de construção nova. A solução encontrada para o setor passa pela reabilitação do parque edificado existente, por forma a ir de encontro às necessidades observadas. Relativamente ao parque escolar, que representam o local onde a população jovem passa grande parte do seu dia-a-dia, nem todos os edifícios apresentam as condições ideais de utilização para a comunidade escolar. Neste sentido, torna-se necessário em muitas situações proceder a operações de reabilitação que lhes confiram as necessárias características de conforto, desempenho, segurança funcional, segurança estrutural e construtivas. O trabalho desenvolvido tem por base o levantamento de tecnologias e de custos associados às intervenções de reabilitação em edifícios escolares, sendo o seu principal objetivo a determinação de indicadores económicos para reabilitação, que permitam perspetivar e melhorar o controlo orçamental de futuras intervenções de carácter análogo. O estudo inicia-se com um enquadramento sobre a reabilitação de edifícios, seguido da identificação de algumas patologias correntes e das respetivas soluções de reabilitação. Com vista a atingir o objetivo principal, foram adotadas diversas estruturas de custo, para análise dos diferentes custos dos trabalhos, envolvidos nos vários níveis de reabilitação de edifícios escolares, através dos mapas de quantidades de trabalho e dos orçamentos de cada obra realizada. No trabalho é usada a plataforma ProNIC, onde se encontra registada a informação técnica e económica das obras em causa. Após recolha da informação técnica e de investimento relevante, esta foi trabalhada no sentido de determinar diferentes indicadores económicos, as principais diretrizes de reabilitação e os respetivos custos unitários. Por último são apresentados os resultados obtidos e respetivas conclusões, assim como propostas para desenvolvimento futuro de trabalhos complementares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherENCORE2020 - 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios.pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNíveis de Reabilitaçãopt_BR
dc.subjectCustos de Reabilitaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores Económicos ENCOREpt_BR
dc.titleTecnologias e custos em intervenções de reabilitação: Aplicação a edifícios escolares.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDED/NEGpt_BR
dc.description.magazineLivro de Atas do ENCORE 2020 (1st ed.)pt_BR
dc.identifier.conftitleENCORE2020 - 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifíciospt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista

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