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Title: Enquadramento para a definição de CICS: Comparação entre Portugal e o Brasil.
Authors: Couto, P.
Falcão Silva, M. J.
Vale e Azevedo, A.
Keywords: Sistemas de Classificação;CICS;Normalização;Gestão da Informação
Issue Date: 13-May-2020
Publisher: ENCORE2020 - 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios.
Citation: 978-972-49-2313-0 (https://doi.org/10.34638/yzys-hn57)
Abstract: O aumento das complexidades das novas edificações e a necessidade de controlar custos de construção e operação tem feito com que o setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) tenha visto surgir uma grande quantidade de requisitos de informação necessários para o cumprimento dos seus objetivos nos últimos anos. Com este aumento de informação, tornou -se necessário um maior controlo da mesma, tal como a seleção das fontes de recolha, a melhoria da forma de tratamento, a estruturação do armazenamento e a capacidade de recuperação. Dessa necessidade, surgem os sistemas de classificação da informação da construção (CICS – Construction Information Classification Systems) que são fundamentais na classificação da informação em formato digital, cada vez mais presente. Na realidade, as novas tecnologias presentes neste setor fizeram com que a informação contida nos projetos se torne fundamental para o desenvolvimento dos novos processos e metodologias, como é o caso do BIM (Building Information Modelling). No presente trabalho foram identificadas as vantagens da classificação da informação, bem como a importância, as razões e as formas de fazer essa classificação. Dada a importância identificada foi desenvolvida uma análise da estrutura das normas internacionais sobre esta matéria e dos CICS mais maduros implementados, como é o caso do britânico (UniClass) e do norte-americano (OmniClass). Posteriormente apresenta-se o estado de desenvolvimento dos CICS português e brasileiro e a influência que eles têm vindo a sofrer por parte dos sistemas de classificação britânico e norte-americano, respetivamente. Para finalizar são apresentadas algumas considerações do estudo em desenvolvimento, bem como perspetivadas linhas de orientação de trabalhos futuros.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015337
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