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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015077
Title: | Reforço de solos em plataformas ferroviárias através de injeção de ligantes - Um projeto de I&D&I em Portugal |
Authors: | Fortunato, E. Paixão, A. Morais, P. Santos, Carlos Francisco, A. Morais, J. Asseiceiro, F. Cruz, J. Cruz, N. |
Keywords: | Via-férrea;reabilitação da plataforma;tratamento de solos;injeções;colunas de solo-cimento;comportamento dinâmico |
Issue Date: | May-2022 |
Publisher: | SEMSIG |
Abstract: | A reabilitação da plataforma das vias-férreas de linhas antigas que se encontram em operação é, normalmente, uma atividade difícil, economicamente dispendiosa e que condiciona a operação ferroviária. Assim, é importante desenvolver métodos que permitam melhorar as condições de fundação dessas vias, em particular minimizando o impacto na operação ferroviária e garantindo resistência mecânica dos terrenos e regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. O reforço de solos com fracas características geotécnicas com recurso à injeção de ligantes tradicionais – cimento ou cal – é uma técnica que tem sido utilizada com sucesso em diversos tipos de obras geotécnicas. No entanto, a sua utilização nas obras ferroviárias, em particular no reforço da parte superficial da fundação – sob a camada de balastro – em vias sem camada de sub-balastro, tem revelado ainda algumas limitações, designadamente de carácter construtivo e de garantia da qualidade. De facto, existem aspetos que têm de ser devidamente equacionados, nomeadamente a necessidade de perfurar de forma tecnicamente eficiente a camada de balastro, de garantir a integridade dessa camada (evitar que seja contaminada com as caldas de injeção, que veja reduzida a sua compacidade e alterada de forma significativa a sua geometria), de não perturbar o nivelamento geométrico da via, de garantir a homogeneidade do tratamento e a regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. Neste trabalho apresentam-se alguns aspetos de um projeto de investigação realizado com o objetivo de desenvolver um método de reforço da plataforma ferroviária através da injeção de ligantes, sem remover a superestrutura da via-férrea. Em particular, apresentam-se e discutem-se alguns resultados obtidos num trecho experimental que foi caracterizado e monitorizado, com o objetivo de avaliar a resposta dinâmica da via-férrea à passagem dos comboios antes e após o tratamento da parte superficial da sua fundação, com recurso à injeção de cimento nos solos. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015077 |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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