Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014186
Title: Aderência entre varões de aço e betão com baixa dosagem de ligante e incorporação de agregados reciclados
Authors: Pereira, T.
Louro, A. S.
Costa, H.
Júlio, E.
Keywords: Sustentabilidade;Betões com baixa dosagem de ligante/cimento;Elevada compacidade;Agregados reciclados de RCD;Aderência-deslizamento varão-betão
Issue Date: 3-Nov-2021
Publisher: APEE e GPBE
Citation: Tiago Amândio Pereira, Ana S. Louro, Hugo Costa, Eduardo Júlio (2021, novembro). Aderência entre varões de aço e betão com baixa dosagem de ligante e incorporação de agregados reciclados. Comunicação oral apresentada no Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa.
Abstract: As emissões de CO2 resultantes da produção de cimento Portland, assim como os resíduos de construção e demolição (RCD) resultantes da construção/reabilitação do edificado, têm levado a comunidade científica internacional a procurar encontrar soluções alternativas que promovam a sustentabilidade ambiental e económica do setor da construção. Ao nível do material estrutural, duas das possíveis soluções consistem na adoção de betão com baixa dosagem de ligante (LBC – low binder concrete, na denominação anglo-saxónica) e no betão com baixa dosagem de cimento e com incorporação de agregados reciclados (LCRAC – low cement reclycled aggregates concrete). O presente trabalho pretende contribuir para o estudo da viabilidade da utilização estrutural dos LBC e LCRAC, em particular no que respeita à ligação varão-betão. Neste âmbito, o programa experimental inclui a realização de ensaios de arrancamento (pull-out tests) em regime monotónico que visam o estudo da influência da modificação das composições dos LBC e dos LCRAC na aderência varão de aço-betão, nomeadamente a influência da compacidade do betão {0,82; 0,84; 0,86}, da distribuição granulométrica (curva de Alfred e de Faury) e da incorporação dos agregados reciclados em volume {30%; 55%; 80%}. As principais conclusões são: (1) a compacidade dos LBC e LBRAC tem um impacto positivo na aderência, tanto para estados limite de utilização, como para estados limite últimos, e (2) a dimensão dos agregados reciclados deve ser superior ao afastamento entre as nervuras transversais dos varões, podendo, caso contrário, prejudicar a aderência varão-betão. Por último, tendo por base a expressão do Model Code 2010 e estudos anteriores, apresenta-se uma nova lei da relação da tensão de aderência-deslizamento, que contempla todas as variáveis estudadas.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014186
ISBN: 978-989-53078-1-4
Appears in Collections:DE/NCE - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.