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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014099
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Roque, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Arsénio, E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T13:20:29Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T11:36:39Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T13:20:29Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-12-09T11:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014099 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico “Infraestruturas Mais Seguras” da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da segurana da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios uniformes no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para a pretendida abordagem do Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Neste Fascículo II, relativo às caraterísticas geométricas para rodovias com tráfego motorizado, incluem-se considerações sobre as características dos diferentes tipos de vias, consoante o nível hierárquico, inclusive para atravessamentos de povoação e zonas de 30km/h. São também apresentados os elementos específicos para o transporte público (autocarros, elétricos e táxis) e para o estacionamento, relevantes para o adequado desenho da envolvente urbana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Norma de traçado | pt_BR |
dc.subject | Arruamentos urbanos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente rodoviário | pt_BR |
dc.title | Fascículo II - Características geométricas para rodovias com tráfego motorizado. | pt_BR |
dc.title.alternative | Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos. | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Relatórios Científicos |
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File | Description | Size | Format | |
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F_II_07-07-2021.pdf | Relatório | 4.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
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