Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014088
Title: | Conceção de redes rodoviárias em zonas de 30 km/h |
Authors: | Ferreira, J. Vieira Gomes, S. Fontul, S. |
Keywords: | Zona 30;Segurança Rodoviária;Arruamentos Urbanos;Sistema Seguro |
Issue Date: | May-2021 |
Publisher: | ISEP |
Abstract: | A conceção tradicional do ambiente rodoviário em zonas urbanas tem dado primazia ao espaço destinado ao tráfego automóvel, disponibilizando pouco espaço para os restantes utentes. A alteração do paradigma da mobilidade que vivemos atualmente tem invertido esta tendência, com uma crescente prioritização de espaço para os utentes vulneráveis. A conceção deste espaço deve no entanto ser efetuada de forma a garantir a segurança, a atratividade e a funcionalidade do espaço urbano, permitindo a fruição confortável desse espaço por todos os utentes. Neste contexto, as Zonas 30 podem ser vistas como soluções eficazes para alcançar esses objectivos. Neste resumo é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado sobre a conceção de redes rodoviárias em zonas de 30 km/h, no qual são apresentadas recomendações de soluções geométricas para estas áreas que assentam no conceito de estrada autoexplicativa e nos princípios do Sistema Seguro. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014088 |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.