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Title: Galgamento num quebra-mar de talude em cenários de alterações climáticas: resultados obtidos em modelo físico e com fórmulas empíricas
Authors: Mendonça, A. C.
Fortes, C. J. E. M.
Reis, M. T. L. G. V.
Lemos, R.
Neves, M. G.
Ramos, A.
Capitão, R.
Keywords: Quebra-mar;Galgamento;Alterações climáticas;Modelação física;Fórmulas empíricas
Issue Date: Nov-2017
Publisher: PIANC
Citation: http://www.pianc.pt/texto/comunicacoes2.html
Abstract: O projeto HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) reúne uma rede Europeia de institutos de hidráulica para o estudo de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de ensaios experimentais e cujos resultados são essenciais para a calibração e validação de modelos numéricos, fórmulas empíricas, redes neuronais, etc. Os ensaios experimentais desenvolvidos no LNEC, no âmbito do HYDRALAB+, Tarefa 8.2 do RECIPE tem como objetivo a análise do dano num quebra-mar de talude, do galgamento e do espraiamento para quatro cenários de temporal correspondentes a situações extremas associadas a cenários de alterações climáticas. Os ensaios foram realizados num canal de ondas irregulares no qual foi implementada uma secção transversal do quebra-mar, com um manto constituído por enrocamento. No presente estudo comparam-se os valores do galgamento medidos nos ensaios em modelo físico com resultados estimados por fórmulas empíricas. Testou-se o efeito de um temporal num cenário de alterações climático, através do aumento da altura significativa de onda com o aumento do nível de água. Foi testado um conjunto de condições de agitação incidentes em combinação com dois níveis de maré. A análise dos resultados é feita com o intuito de estimar com precisão a ocorrência de galgamento em quebra-mares, um fenómeno que ainda se torna mais relevante em cenários de alterações climáticas. Com efeito, nestes cenários é previsível a subida do nível médio do mar, bem como o aumento da intensidade e frequência de temporais, o que pode dar origem a fenómenos de espraiamento/galgamento cada vez mais frequentes, tornando assim cada vez mais vulneráveis as estruturas de proteção costeiras e portuárias, bem como as zonas por elas protegidas.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1010414
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