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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1007654| Title: | Avaliação do impacto económico dos galgamentos e inundação no porto da praia da Vitória |
| Authors: | Poseiro, P. Santos, J. A. Fortes, C. J. E. M. Reis, M. T. |
| Keywords: | Galgamentos;Inundação;NN_OVERTOPPING2;Porto da Praia Vitória;Risco;Simulação de Monte Carlo |
| Issue Date: | Oct-2015 |
| Publisher: | Carlos Coelho et al. Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2015 |
| Abstract: | A avaliação quantitativa do risco de galgamentos, e correspondente inundação, em termos de custos associados aos danos causados por estes fenómenos é de grande relevância. Com efeito, tal dotará as autoridades competentes de uma informação fulcral para o planeamento a médio e longo prazo de intervenções mitigadoras do risco. Nesta comunicação, apresenta-se a aplicação da simulação de Monte Carlo ao porto da Praia da Vitória para a análise da incerteza das variáveis que influenciam o valor dos prejuízos causados pela ocorrência de galgamentos e inundação nesta zona portuária. A metodologia consiste na definição de um conjunto de variáveis aleatórias, tais como: o caudal médio galgado, a área atingida pelo galgamento, o valor e o número de bens em risco e o dano causado nos bens. A cada uma destas variáveis faz-se corresponder uma distribuição de probabilidade, procede-se à geração de uma amostra de valores aleatórios, aplica-se o modelo para cálculo do prejuízo associado ao galgamento utilizando as combinações geradas pelas variáveis aleatórias e, por fim, analisam-se os resultados para avaliação da incerteza nos mesmos. Com vista a simplificar a aplicação do modelo, esta foi dividida em 3 estágios, sendo o primeiro apenas para a geração da distribuição do caudal médio galgado condicionado ao nível da altura significativa do estado de agitação incidente na estrutura, o segundo para a determinação da distribuição correspondente ao custo condicionado ao mesmo nível e o terceiro para a obtenção da distribuição para o risco. A probabilidade de excedência de cada um dos níveis referidos é determinada, com base nos últimos 30 anos de previsões da agitação marítima obtidas nesta zona. Os caudais médios galgados sobre uma estrutura portuária são obtidos com recurso à ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2. Os restantes parâmetros foram definidos empiricamente apenas com o intuito de demonstrar o modelo. |
| URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1007654 |
| ISBN: | 978-989-8509-12-3 |
| Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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| VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa_Aveiro_14-16out2015_Poseiro_et_al.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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