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dc.contributor.authorPoseiro, P.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.editorCarlos Coelho, Bárbara Marinho, Márcia Lima e Antunes do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2015-10-21T17:02:34Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T16:09:13Z-
dc.date.available2015-10-21T17:02:34Zpt_BR
dc.date.available2017-04-12T16:09:13Z-
dc.date.issued2015-10pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-8509-12-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1007654-
dc.description.abstractA avaliação quantitativa do risco de galgamentos, e correspondente inundação, em termos de custos associados aos danos causados por estes fenómenos é de grande relevância. Com efeito, tal dotará as autoridades competentes de uma informação fulcral para o planeamento a médio e longo prazo de intervenções mitigadoras do risco. Nesta comunicação, apresenta-se a aplicação da simulação de Monte Carlo ao porto da Praia da Vitória para a análise da incerteza das variáveis que influenciam o valor dos prejuízos causados pela ocorrência de galgamentos e inundação nesta zona portuária. A metodologia consiste na definição de um conjunto de variáveis aleatórias, tais como: o caudal médio galgado, a área atingida pelo galgamento, o valor e o número de bens em risco e o dano causado nos bens. A cada uma destas variáveis faz-se corresponder uma distribuição de probabilidade, procede-se à geração de uma amostra de valores aleatórios, aplica-se o modelo para cálculo do prejuízo associado ao galgamento utilizando as combinações geradas pelas variáveis aleatórias e, por fim, analisam-se os resultados para avaliação da incerteza nos mesmos. Com vista a simplificar a aplicação do modelo, esta foi dividida em 3 estágios, sendo o primeiro apenas para a geração da distribuição do caudal médio galgado condicionado ao nível da altura significativa do estado de agitação incidente na estrutura, o segundo para a determinação da distribuição correspondente ao custo condicionado ao mesmo nível e o terceiro para a obtenção da distribuição para o risco. A probabilidade de excedência de cada um dos níveis referidos é determinada, com base nos últimos 30 anos de previsões da agitação marítima obtidas nesta zona. Os caudais médios galgados sobre uma estrutura portuária são obtidos com recurso à ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2. Os restantes parâmetros foram definidos empiricamente apenas com o intuito de demonstrar o modelo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCarlos Coelho et al. Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2015pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGalgamentospt_BR
dc.subjectInundaçãopt_BR
dc.subjectNN_OVERTOPPING2pt_BR
dc.subjectPorto da Praia Vitóriapt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectSimulação de Monte Carlopt_BR
dc.titleAvaliação do impacto económico dos galgamentos e inundação no porto da praia da Vitóriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.pages15ppt_BR
dc.identifier.localAveiropt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitleVIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa e 1ª Conferência Internacional "Turismo em Zonas Costeiras - Oportunidades e Desafios”pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
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