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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barbosa, A. E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Freire, A. C. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontul, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, J. N. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-01T09:37:00Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T16:15:55Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T14:55:01Z | - |
dc.date.available | 2014-04-01T09:37:00Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-10T16:15:55Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-12T14:55:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005936 | - |
dc.description.abstract | As condições climáticas, nomeadamente o regime de precipitação e as temperaturas médias do ar, condicionam a quantidade e a qualidade das águas de escorrência de estradas. Em Portugal constatam-se tendências distintas em diferentes regiões de precipitação: para um mesmo tipo de pavimento, autoestradas localizadas em regiões mais áridas, serão mais susceptíveis de provocar impactes agudos no meio hídrico. Embora hoje se conheçam os poluentes prioritários, é natural que esta realidade se altere pelas influências múltiplas que as alterações climáticas irão exercer sobre os processos de geração e transporte dos poluentes. Este artigo foca-se numa importante origem de poluentes, o pavimento rodoviário e analisa como os vários tipos de pavimentos, sob a ação de alterações climáticas poderão ter um comportamento que altere as escorrências rodoviárias. Naturalmente, o comportamento do pavimento depende do tipo de material utilizado e da integridade da própria estrutura, incluído o seu sistema de drenagem. Demonstra-se que a maioria dos potenciais impactes resultantes quer do aumento de temperatura, quer do aumento dos fenómenos extremos de precipitação, potencia um incremento na geração de poluentes (e.g.: partículas de ligante e agregados). Para minimização dos impactes dos poluentes rodoviários no meio hídrico é importante que se fomente uma investigação científica multidisciplinar em cenários de alterações climáticas. | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alterações climáticas | pt_BR |
dc.subject | Escorrências pluviais | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da água | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos rodoviários | pt_BR |
dc.title | Os pavimentos rodoviários e a qualidade das escorrências de estradas num cenário de alterações climáticas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.seminario | 12º Congresso da Água | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NRE | pt_BR |
dc.description.year | 2014 | pt_BR |
dc.description.data | 5 a 8 de março | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NRE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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Barbosa et al_12C_Agua.pdf | 233.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
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