Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, C.pt_BR
dc.contributor.authorRamalho, P.pt_BR
dc.contributor.authorAlegre, H.pt_BR
dc.contributor.authorRosa, M. J.pt_BR
dc.date.accessioned2013-01-10T12:33:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T12:58:00Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T11:21:53Z-
dc.date.available2013-01-10T12:33:09Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T12:58:00Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T11:21:53Z-
dc.date.issued2012-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1004340-
dc.description.abstractOs serviços urbanos de águas residuais e, em particular, as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) são atualmente alvo de esforços de melhoria do seu desempenho técnico, ambiental e económico. O benchmarking é uma ferramenta para melhoria do desempenho através da procura contínua e adaptação das melhores práticas Para avaliação do desempenho dos serviços de águas têm sido desenvolvidos, nacional e internacionalmente, sistemas de indicadores e índices de desempenho. Em Portugal, o LNEC tem vindo a desenvolver o sistema de avaliação de desempenho (PAS) de ETAR e a sua utilização em consórcio, designadamente, no âmbito do projeto PASt21 (2009-2011). Na presente comunicação apresenta-se o contributo da avaliação na melhoria de desempenho de ETAR. Em particular, explica-se conceptualmente e ilustra-se com resultados hipotéticos como utilizar o PAS de ETAR de forma a tirar o maior partido da complementaridade entre indicadores e índices de desempenho. Os indicadores quantificam o desempenho global da estação num período de referência e os índices identificam “quando”, “onde” e “porquê” se obteve desempenho insatisfatório, aceitável, bom e excelente. Da análise complementar de indicadores e índices é possível diagnosticar e prever situações de maior risco de ineficácia e identificar oportunidades de melhoria de eficiência técnica, económica e ambiental das ETAR. Confirma-se pela experiência adquirida no PASt21 que o benchmarking é uma ferramenta adequada para a melhoria do desempenho destes serviços e que a avaliação de desempenho é uma peça-chave.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAPESBpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEtarpt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectÍndices de desempenhopt_BR
dc.subjectSistemas de avaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.titleO contributo da avaliação da melhoria do desempenho das estações de tratamento de águas residuaispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures11pt_BR
dc.description.tables1pt_BR
dc.description.pages10ppt_BR
dc.identifier.seminario15º ENaSBpt_BR
dc.identifier.localÉvorapt_BR
dc.description.sectorDHA/NESpt_BR
dc.description.year2012pt_BR
dc.description.data10 a 12 de outrubropt_BR
Appears in Collections:DHA/NES - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
082_Artigo_15ENaSB_Silva et al_Aval desempenho ETAR_082.pdf905.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.