Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004335
Title: | Desempenho térmico e qualidade do ar interior de salas de aula de uma escola secundária |
Authors: | Gomes, R. Pinto, A. Pina dos Santos, C. |
Keywords: | Conforto térmico;Ventilação;Qualidade do ar interior;Simulação numérica |
Issue Date: | 18-Dec-2012 |
Publisher: | LNEC |
Abstract: | Tem-se registado um aumento continuado dos consumos de energia nos edifícios em Portugal, sustentado em parte, pela alteração dos padrões de conforto e a utilização cada vez maior de equipamentos. As preocupações de conservação de energia e da eficiência energética, quer na perspetiva de redução do impacte ambiental, quer da dependência energética externa, conduziu a União Europeia à publicação da Diretiva sobre a eficiência energética nos edifícios em 2002 e à sua recente reformulação em 2010. A eficiência energética nos edifícios envolve uma componente tecnológica e aspetos comportamentais dos ocupantes. As escolas, atendendo à sua utilização predominantemente diurna, são edifícios cujo consumo de energia pode ser minimizado através de uma envolvente adaptada ao clima e de uma adequada utilização pelos seus ocupantes. Encontra-se a decorrer um projeto de investigação no qual se está a estudar uma escola secundária de Lisboa, remodelada ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, dirigido pela Parque Escolar, E.P.E. Este projeto, entre outros objetivos, visa avaliar a influência de fatores relevantes no consumo de energia da escola e identificar medidas de melhoria de conforto dos seus utilizadores. Com a remodelação da escola em estudo, a envolvente dos edifícios foi objeto de alterações significativas, realçando-se: a melhoria do isolamento térmico das paredes, da cobertura e das janelas e a alteração de janelas e dos respetivos dispositivos de proteção solar. Para assegurar a satisfação dos requisitos regulamentares foram instalados sistemas de climatização na maioria dos espaços interiores. Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos da simulação térmica computacional de um bloco da escola. Foram analisados diferentes cenários comportamentais adotados (ou a adotar) pelos ocupantes, ao nível da atuação de portas e janelas (ventilação passiva); da atuação da proteção solar (ganhos térmicos e iluminação natural) e da iluminação artificial. Em função desses resultados foi avaliado o impacte dos diferentes cenários estudados nas condições de conforto, qualidade do ar interior e nos consumos energéticos estimados. As conclusões deste artigo apontam para um potencial de poupança energética reduzido, mas também para o estabelecimento de práticas de funcionamento da escola e comportamentais que asseguram uma boa qualidade do ar e o conforto térmico dos seus ocupantes. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1004335 |
Appears in Collections: | DED/NAICI - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Construçao2012_ID85_AP.pdf | 163.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.