Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1003977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Afonso, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Jorge, C. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, R. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T12:38:06Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T11:18:31Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T10:22:13Z | - |
dc.date.available | 2012-10-30T12:38:06Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-10T11:18:31Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T10:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2012-04 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-972-98781-8-3 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003977 | - |
dc.description.abstract | Pretende-se com este artigo efetuar uma breve descrição dos mecanismos de contaminação ambiental do balastro das ferrovias, apresentar os métodos de descontaminação testados e comparar os resultados obtidos através dos processos mecânico e biológico. O processo mecânico consistirá numa simulação de um processo de lavagem recorrendo a uma betoneira e a um solvente não biodegradável e outro biodegradável a concentrações variáveis e o processo biológico consistirá na aplicação, por aspersão, de soluções que promovem a constituição de culturas de bactérias em provetes de balastro contaminado. O processo biológico será otimizado através da ação conjunta de um solvente biodegradável e de peróxido de hidrogénio (H2O2). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - Refer, EPE - Rede Ferroviária Nacional - Sr. Charles Cutler da EcoBacterias - Bio-Systems Europe® - LATECMA - Laboratórios Técnicos de Produtos de Manutenção e Segurança, Lda | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Balastro | pt_BR |
dc.subject | Óleos | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Descontaminação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias verdes | pt_BR |
dc.title | Métodos de descontaminação de balastro das ferrovias contaminado por óleos – processos mecânicos versus biológicos | pt_BR |
dc.title.alternative | DECONTAMINATION METHODS OF OIL CONTAMINATED RAILWAY BALLAST - MECHANICAL VERSUS BIOLOGICAL PROCESSES | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 19 | pt_BR |
dc.description.tables | 8 | pt_BR |
dc.description.pages | 20p | pt_BR |
dc.description.comments | Trabalho inovador na área da aplicação de tecnologias verdes à descontaminação de materiais clásticos contaminados por óleos pesados | pt_BR |
dc.identifier.seminario | XIII Congresso Nacional de Geotecnia - Pensar e Construir com a Natureza. Uma Visão para a Engenharia | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa e LNEC | pt_BR |
dc.identifier.localizacao | CD do Livro de Atas | pt_BR |
dc.description.sector | DG/NGEA | pt_BR |
dc.description.year | 2012 | pt_BR |
dc.description.data | 17 a 19 de Abril | pt_BR |
Appears in Collections: | DG/NGEA - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
273 Afonso108.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.