Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002703
Title: | Net Zero Energy School – Reaching the Community - Escola Secundária de Vergílio Ferreira condições ambientes no período de meia-estação de 2011 |
Authors: | Gomes, R. Matias, L. Pina dos Santos, C. |
Issue Date: | Oct-2011 |
Publisher: | LNEC |
Series/Report no.: | RELATÓRIO 340/2011 – ES/LNEC; |
Abstract: | Ao abrigo do programa MIT -Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado "Net Zero Energy School- Reaching the Community' (Ref.a MIT-PtlSES-SUES/0037/200B), no qual participam o Instituto Superior Técnico (1ST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). O presente projecto centra-se no estudo do impacte das acções (activas e passivas) visando a melhoria das condições de conforto ambiente, de aprendizagem e de eficiência energética implementadas numa escola "tradicional" (segunda metade do século XX) e dos seus efeitos multiplicadores a nível de mudança de comportamentos no contexto residencial. As intervenções em curso em diversas salas de aulas da escola secundária Vergílio de Ferreira são acompanhadas por uma análise continuada dos resultados de cada acção. Numa primeira fase do projecto, realizaram-se diversos levantamentos pontuais, (abrangendo períodos de Inverno de 2009/2010 [1] e a meia-estação de 2010 [2]) de forma a analisar as condições ambientes antes da intervenção na escola. Numa segunda fase do projecto e após a intervenção na escola, procedeu-se a uma nova campanha no período de Inverno, que decorreu durante o período de 3 a 11 de Fevereiro de 2011. Os resultados das medições e dos questionários realizados, e a correspondente análise, foram apresentados num relatório já publicado [3]. Posteriormente, entre 26 de Abril e 2 de Maio de 2011 (meia-estação), realizou-se uma segunda campanha de medições na escola remodelada, cujos resultados são apresentados e discutidos no presente relatório. As campanhas em curso nas novas instalações pretendem avaliar o impacto resultante das obras de reabilitação da escola, quer nas condições ambientes das salas de aula, quer na satisfação dos alunos, e estabelecer a comparação com a campanha de "meia-estação" realizada antes da intervenção na escola. De forma a poder comparar as campanhas de medições, antes e depois da intervenção, foi utilizada a mesma metodologia da primeira campanha de medições, e procurou-se escolher as mesmas turmas e os mesmos blocos estudados na primeira campanha. Os levantamentos foram, tal como nas campanhas anteriores, orientados para a recolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições de conforto térmico, e continuaram a ser acompanhadas pelo preenchimento pelos alunos presentes de um questionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC. No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as medições efectuadas e dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos, de modo a avaliar as condições ambientes e as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas. Estabelece-se também, a comparação dos resultados com a campanha homóloga anterior. |
Description: | Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002703 |
Appears in Collections: | CD - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel 340_11 dspace.pdf | 87.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.