Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1000351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matias, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pina dos Santos, C. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, A. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-07-06T08:34:50Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T13:28:58Z | - |
dc.date.available | 2010-07-06T08:34:50Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-09T13:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1000351 | - |
dc.description | Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC | - |
dc.description.abstract | Ao abrigo do programa MIT-Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado “Net Zero Energy School – Reaching the Community” (Ref.ª MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). O presente projecto centra-se no estudo do impacte das acções (activas e passivas) visando a melhoria das condições de conforto ambiente, de aprendizagem e de eficiência energética implementadas numa escola “tradicional” (segunda metade do século XX) e dos seus efeitos multiplicadores a nível de mudança de comportamentos no contexto residencial. As intervenções a realizar na escola serão acompanhadas por uma análise continuada dos resultados de cada acção. Nesta fase do projecto de investigação em curso, de modo a avaliar o impacte que as obras de reabilitação da escola irão ter em termos, quer das condições ambientes dos locais de aprendizagem, quer da satisfação dos respectivos utentes, planeou-se a realização de diversos levantamentos pontuais, antes e após as intervenções previstas, abrangendo em ambos os casos períodos das estações fria e quente. Nesse sentido, no Inverno de 2009/2010 (período de aquecimento) realizou-se um primeiro conjunto de levantamentos das condições ambientes interiores em diversas salas de aulas da escola secundária Vergílio Ferreira antes de serem sujeitas a obras de reabilitação. Os levantamentos efectuados entre 29 de Janeiro e 8 de Fevereiro de 2010 foram orientados para a recolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições de conforto térmico, e foram acompanhadas pelo preenchimento pelos alunos presentes de um questionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC. A avaliação das condições de conforto térmico foi complementada com uma avaliação ambiental mais vasta, orientada para aspectos de qualidade do ar interior. Nesse sentido, no interior de duas salas de aula foram ainda medidas e registadas em contínuo as concentrações de dióxido de carbono (CO2), a temperatura e a humidade relativa. No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as medições efectuadas, assim como dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos, de modo a avaliar as condições ambientes e as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | LNEC | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | RELATÓRIO 180/2010 - ES/LNEC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Net Zero Energy School – Reaching the Community - Escola Secundária de Vergílio Ferreira condiçõs ambientes no período de Inverno de 2010 | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.figures | 18 | pt_BR |
dc.description.tables | 9 | pt_BR |
dc.description.pages | 59pp | pt_BR |
dc.description.comments | Projecto MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008 / NÃO CONFIDENCIAL | pt_BR |
dc.description.sector | CD | pt_BR |
dc.identifier.proc | 5101/14/17250 | pt_BR |
Appears in Collections: | CD - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_180_2010.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.