Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1016782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, R.pt_BR
dc.contributor.authorCosta, A.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues S.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, M. A.pt_BR
dc.contributor.authorBrito, R.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, C.pt_BR
dc.contributor.authorAlegre, H.pt_BR
dc.contributor.authorRosa, M. J.pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T15:12:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T11:16:07Z-
dc.date.available2023-11-20T15:12:09Zpt_BR
dc.date.available2023-11-21T11:16:07Z-
dc.date.issued2023-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016782-
dc.description.abstractOs serviços públicos de abastecimento de água, gestão das águas residuais e gestão dos resíduos urbanos são estruturais, essenciais ao bem-estar, à saúde pública e à segurança das populações, bem como às atividades económicas e à proteção do ambiente. Estes serviços devem pautar-se por princípios de universalidade de acesso, de continuidade, fiabilidade e qualidade do serviço que suportem o custo eficiente e equidade das tarifas aplicadas. A principal preocupação da regulação destes serviços é a promoção da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras, focada em três áreas centrais: a proteção dos interesses dos utilizadores, a sustentabilidade da gestão do serviço num patamar de eficiência, e a sustentabilidade ambiental. A ERSAR avalia a qualidade destes serviços desde 2004, ano em que foi desenvolvida a primeira geração do sistema de avaliação, tendo sofrido três revisões periódicas. A presente comunicação tem como objetivo apresentar a metodologia que suportou a definição da quarta geração do sistema de avaliação da qualidade de serviço do setor das águas implementado pela ERSAR, que resultou da experiência adquirida e da aprendizagem em quase duas décadas de aplicação, e dos novos desafios que o sector da água enfrenta.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAPDApt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.subjectSistema de indicadorespt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade do serviço – Metodologia de trabalho desenvolvida para a definição do sistema da 4 geraçãopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.identifier.localGondomarpt_BR
dc.description.sectorDHA/NESpt_BR
dc.identifier.conftitleENEG 2023pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
Appears in Collections:DHA/NES - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.