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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015734
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mendonça, A. C. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, M. G. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Capitão, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemos, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Andriolo, U. | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, F. | pt_BR |
dc.contributor.author | Henriques, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. L. G. V. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T16:15:13Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T16:27:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T16:15:13Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-03-03T16:27:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015734 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresenta-se o projeto BSafe4Sea - Controlo da Segurança de Quebra-mares através da Análise de um Sistema de Previsão e Apoio à Decisão, que tem como objetivos o desenvolvimento, a aplicação e o teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude. Estas metodologias formarão a base de um sistema inovador de apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando, assim, a segurança, funcionalidade e resiliência destes quebra-mares. Apresentam-se as atividades do projeto – medições de campo, modelação física 2D e 3D dos quebra-mares de talude, modelação numérica da evolução do dano no manto de proteção e da resposta da superestrutura e desenvolvimento do sistema de previsão e apoio à decisão – a respetiva metodologia, os casos de estudo e os principais resultados obtidos até à data. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | INEGI/FEUP | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | BSafe4Sea | pt_BR |
dc.subject | quebra-mares de talude | pt_BR |
dc.subject | dano | pt_BR |
dc.subject | previsão | pt_BR |
dc.subject | apoio à decisão | pt_BR |
dc.title | PROJETO BSAFE4SEA - CONTROLO DA SEGURANÇA DE QUEBRA MARES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PREVISÃO E APOIO À DECISÃO - METODOLOGIA E RESULTADOS | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.comments | Os portos e respetivos quebra-mares de proteção são infraestruturas críticas para a economia global. A principal função de um quebra-mar é abrigar navios e outras embarcações atracados dentro de um porto, garantindo que a navegação e as operações de carga/descarga são realizadas em condições de segurança. A construção de um quebra-mar de talude (QMT) envolve um investimento de capital significativo e, uma vez que esta estrutura está constantemente a ser solicitada pela ação das ondas, a ocorrência de danos é bastante comum. A principal vantagem de um QMT sobre outras formas de proteção é que a sua falha é geralmente progressiva, o que permite programar atempadamente a realização de obras de manutenção/reparação se o dano não for excessivo. Assim, é essencial identificar o dano numa fase inicial, evitando que atrasos na sua previsão e deteção tenham consequências importantes na segurança estrutural e funcional do QMT. | pt_BR |
dc.identifier.local | Moçambique, Maputo | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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CLME2022_Mendonça.pdf | Neste contexto, o desenvolvimento de um sistema de previsão dos danos em QMT e de apoio à decisão relativamente a obras de manutenção/reparação é muito pertinente, dadas as condições ambientais extremas a que os quebra-mares estão sujeitos, as quais poderão ainda agravar-se devido às alterações climáticas. | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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