Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015088
Title: | Métodos Racionais de Apoio à Intervenção da Engenharia em Segurança Rodoviária |
Authors: | Cardoso, J. L. |
Keywords: | Segurança rodoviária;Modelação;Intervenção;Análise de sinistralidade |
Issue Date: | Sep-2007 |
Abstract: | No presente trabalho são apresentadas as linhas orientadoras de um programa de investigação visando melhorar a fundamentação das decisões sobre segurança das infra estruturas rodoviárias, nas fases de planeamento, projecto e operação, mediante o alargamento do conhecimento acerca dos factores e consequências dos acidentes em estradas interurbanas do País. O programa compreende dois projectos de investigação: o primeiro incide sobre a sinistralidade em secção corrente de estradas interurbanas, fora da zona de influência dos cruzamentos, designadamente no que se refere aos acidentes originados por saída involuntária de via de circulação; o segundo projecto incide sobre a sinistralidade em cruzamentos e nós desnivelados de estradas, também interurbanas. O trabalho está organizado em três partes e sete capítulos. Na primeira parte apresenta-se o problema da segurança rodoviária, com especial ênfase na dimensão das consequências dos acidentes, expõem-se os conceitos mais relevantes e descrevem-se aspectos importantes da intervenção para mitigação da sinistralidade. No segundo capítulo são abordados assuntos mais directamente relacionados com o papel da infra-estrutura rodoviária no problema e com as formas de intervenção nesta, ao longo do respectivo ciclo de vida, para diminuição das consequências da sinistralidade. São apresentados exemplos tirados da experiência internacional e nacional nesta matéria. Na segunda parte são descritos os principais estudos, mais recentes, em matéria de segurança rodoviária, com especial enfoque nos realizados na UE. Aborda se também a temática da modelação multivariada da sinistralidade ao nível global e conclui se com uma descrição das ferramentas já disponíveis no âmbito da simulação microscópica dos factores afectando a sinistralidade, com especial ênfase nos modelos de índole técnica. Na Parte III apresentam-se, no sexto capítulo, o programa de investigação e, no sétimo capítulo, o programa de estudos pós-graduados que lhe está associado. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015088 |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JPCardoso_programa de investigação.pdf | Documento completo | 73.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.