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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T15:22:31Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T14:26:20Z | - |
dc.date.available | 2022-07-12T15:22:31Z | pt_BR |
dc.date.available | 2022-07-14T14:26:20Z | - |
dc.date.issued | 2007-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015088 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho são apresentadas as linhas orientadoras de um programa de investigação visando melhorar a fundamentação das decisões sobre segurança das infra estruturas rodoviárias, nas fases de planeamento, projecto e operação, mediante o alargamento do conhecimento acerca dos factores e consequências dos acidentes em estradas interurbanas do País. O programa compreende dois projectos de investigação: o primeiro incide sobre a sinistralidade em secção corrente de estradas interurbanas, fora da zona de influência dos cruzamentos, designadamente no que se refere aos acidentes originados por saída involuntária de via de circulação; o segundo projecto incide sobre a sinistralidade em cruzamentos e nós desnivelados de estradas, também interurbanas. O trabalho está organizado em três partes e sete capítulos. Na primeira parte apresenta-se o problema da segurança rodoviária, com especial ênfase na dimensão das consequências dos acidentes, expõem-se os conceitos mais relevantes e descrevem-se aspectos importantes da intervenção para mitigação da sinistralidade. No segundo capítulo são abordados assuntos mais directamente relacionados com o papel da infra-estrutura rodoviária no problema e com as formas de intervenção nesta, ao longo do respectivo ciclo de vida, para diminuição das consequências da sinistralidade. São apresentados exemplos tirados da experiência internacional e nacional nesta matéria. Na segunda parte são descritos os principais estudos, mais recentes, em matéria de segurança rodoviária, com especial enfoque nos realizados na UE. Aborda se também a temática da modelação multivariada da sinistralidade ao nível global e conclui se com uma descrição das ferramentas já disponíveis no âmbito da simulação microscópica dos factores afectando a sinistralidade, com especial ênfase nos modelos de índole técnica. Na Parte III apresentam-se, no sexto capítulo, o programa de investigação e, no sétimo capítulo, o programa de estudos pós-graduados que lhe está associado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Modelação | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Análise de sinistralidade | pt_BR |
dc.title | Métodos Racionais de Apoio à Intervenção da Engenharia em Segurança Rodoviária | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese |
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File | Description | Size | Format | |
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JPCardoso_programa de investigação.pdf | Documento completo | 73.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
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