Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005928
Title: | Avaliação do risco associado a movimentos verticais de um navio em manobra no porto da Praia da Vitória |
Authors: | Santos, J. A. Fortes, C. J. E. M. Poseiro, P. Reis, M. T. Ângelo , J. Rodrigues, S. |
Keywords: | Agitação marítima;Navegação;Risco;Sistema;Zonas portuárias;Praia da vitória |
Issue Date: | Mar-2014 |
Abstract: | Neste trabalho descreve-se a aplicação da metodologia, desenvolvida no LNEC, para a avaliação do risco associado à navegação no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira. Esta metodologia envolve a determinação da agitação marítima no porto, dos seus efeitos em termos de movimentos verticais do navio e da avaliação do risco associado à ultrapassagem dos limiares pré-definidos para esses movimentos. As estimativas das características da agitação em pontos próximos da ilha Terceira foram obtidas com o modelo de escala regional WAVEWATCH III para o período de 01/01/2008 a 31/12/2012. Estes valores foram transferidos para o interior do porto com recurso aos modelos numéricos SWAN e DREAMS, permitindo a caracterização da agitação marítima no interior do porto. Na determinação dos movimentos verticais do navio em resposta à agitação no interior do porto, utilizou-se o modelo numérico WAMIT, que permite determinar a resposta do sistema navio-ondas em termos de amplitude do movimento de qualquer ponto do navio, para um conjunto de períodos de ondas, profundidades e ângulos entre o rumo do navio e a direção de propagação da agitação marítima nele incidente. Com efeito, avalia-se os espectros de resposta de um navio (“N/M Fernão Gomes”) para a sequência de estados de agitação estimados no porto da Praia da Vitória, ao longo do período considerado. Testaram-se dois percursos de entrada no porto, sendo que em cada percurso se analisaram quatro pontos, e avaliou-se a influência da velocidade de avanço do navio no número esperado de vezes que é ultrapassado um limiar de amplitude de oscilação vertical pré-definido. Depois de determinados os movimentos verticais do navio para os vários percursos, calculou-se o grau de risco associado à excedência de limiares pré-estabelecidos, através da análise quantitativa da probabilidade de excedência desses limiares e de uma análise qualitativa das consequências associadas a esse fenómeno. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005928 |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
12º Congresso da Água_Santos_et_al.pdf | 944.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.