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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Poseiro, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.author | Ângelo , J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-01T09:36:09Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:39:47Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T11:31:17Z | - |
dc.date.available | 2014-04-01T09:36:09Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:39:47Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T11:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005928 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho descreve-se a aplicação da metodologia, desenvolvida no LNEC, para a avaliação do risco associado à navegação no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira. Esta metodologia envolve a determinação da agitação marítima no porto, dos seus efeitos em termos de movimentos verticais do navio e da avaliação do risco associado à ultrapassagem dos limiares pré-definidos para esses movimentos. As estimativas das características da agitação em pontos próximos da ilha Terceira foram obtidas com o modelo de escala regional WAVEWATCH III para o período de 01/01/2008 a 31/12/2012. Estes valores foram transferidos para o interior do porto com recurso aos modelos numéricos SWAN e DREAMS, permitindo a caracterização da agitação marítima no interior do porto. Na determinação dos movimentos verticais do navio em resposta à agitação no interior do porto, utilizou-se o modelo numérico WAMIT, que permite determinar a resposta do sistema navio-ondas em termos de amplitude do movimento de qualquer ponto do navio, para um conjunto de períodos de ondas, profundidades e ângulos entre o rumo do navio e a direção de propagação da agitação marítima nele incidente. Com efeito, avalia-se os espectros de resposta de um navio (“N/M Fernão Gomes”) para a sequência de estados de agitação estimados no porto da Praia da Vitória, ao longo do período considerado. Testaram-se dois percursos de entrada no porto, sendo que em cada percurso se analisaram quatro pontos, e avaliou-se a influência da velocidade de avanço do navio no número esperado de vezes que é ultrapassado um limiar de amplitude de oscilação vertical pré-definido. Depois de determinados os movimentos verticais do navio para os vários percursos, calculou-se o grau de risco associado à excedência de limiares pré-estabelecidos, através da análise quantitativa da probabilidade de excedência desses limiares e de uma análise qualitativa das consequências associadas a esse fenómeno. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Agitação marítima | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Risco | pt_BR |
dc.subject | Sistema | pt_BR |
dc.subject | Zonas portuárias | pt_BR |
dc.subject | Praia da vitória | pt_BR |
dc.title | Avaliação do risco associado a movimentos verticais de um navio em manobra no porto da Praia da Vitória | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 7 | pt_BR |
dc.description.tables | 8 | pt_BR |
dc.description.pages | 15p | pt_BR |
dc.identifier.seminario | 12.º Congresso da Água / 16.º ENASB / XVI SILUBESA | pt_BR |
dc.identifier.local | Centro de Congressos de Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.year | 2014 | pt_BR |
dc.description.data | 5 a 8 de março | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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