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dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorPoseiro, P.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorÂngelo , J.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, S.pt_BR
dc.date.accessioned2014-04-01T09:36:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:39:47Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T11:31:17Z-
dc.date.available2014-04-01T09:36:09Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:39:47Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T11:31:17Z-
dc.date.issued2014-03pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005928-
dc.description.abstractNeste trabalho descreve-se a aplicação da metodologia, desenvolvida no LNEC, para a avaliação do risco associado à navegação no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira. Esta metodologia envolve a determinação da agitação marítima no porto, dos seus efeitos em termos de movimentos verticais do navio e da avaliação do risco associado à ultrapassagem dos limiares pré-definidos para esses movimentos. As estimativas das características da agitação em pontos próximos da ilha Terceira foram obtidas com o modelo de escala regional WAVEWATCH III para o período de 01/01/2008 a 31/12/2012. Estes valores foram transferidos para o interior do porto com recurso aos modelos numéricos SWAN e DREAMS, permitindo a caracterização da agitação marítima no interior do porto. Na determinação dos movimentos verticais do navio em resposta à agitação no interior do porto, utilizou-se o modelo numérico WAMIT, que permite determinar a resposta do sistema navio-ondas em termos de amplitude do movimento de qualquer ponto do navio, para um conjunto de períodos de ondas, profundidades e ângulos entre o rumo do navio e a direção de propagação da agitação marítima nele incidente. Com efeito, avalia-se os espectros de resposta de um navio (“N/M Fernão Gomes”) para a sequência de estados de agitação estimados no porto da Praia da Vitória, ao longo do período considerado. Testaram-se dois percursos de entrada no porto, sendo que em cada percurso se analisaram quatro pontos, e avaliou-se a influência da velocidade de avanço do navio no número esperado de vezes que é ultrapassado um limiar de amplitude de oscilação vertical pré-definido. Depois de determinados os movimentos verticais do navio para os vários percursos, calculou-se o grau de risco associado à excedência de limiares pré-estabelecidos, através da análise quantitativa da probabilidade de excedência desses limiares e de uma análise qualitativa das consequências associadas a esse fenómeno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAgitação marítimapt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectSistemapt_BR
dc.subjectZonas portuáriaspt_BR
dc.subjectPraia da vitóriapt_BR
dc.titleAvaliação do risco associado a movimentos verticais de um navio em manobra no porto da Praia da Vitóriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures7pt_BR
dc.description.tables8pt_BR
dc.description.pages15ppt_BR
dc.identifier.seminario12.º Congresso da Água / 16.º ENASB / XVI SILUBESApt_BR
dc.identifier.localCentro de Congressos de Lisboapt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2014pt_BR
dc.description.data5 a 8 de marçopt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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