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Title: Movimentos de navios na entrada de um porto induzidos pela agitação marítima
Authors: Rodrigues, S.
Santos, J. A.
Neves, D. R.
Oliveira, R.
Keywords: Resposta de navios;Movimentos verticais;Agitação marítima
Issue Date: Oct-2011
Abstract: No interior de um porto, a agitação marítima pode originar movimentos verticais de grande amplitude nos navios ao longo da sua trajectória de entrada no porto, levando ao encalhe ou mesmo ao naufrágio desses navios, dependendo do material do fundo do porto e da sua capacidade para danificar o casco do navio. Com base na modelação numérica da interacção de corpos flutuantes com ondas e assumindo como linear esta interacção, é possível, partindo da função resposta em frequência do navio, definida como a amplitude do movimento vertical estacionário de um ponto seleccionado no navio sujeito a ondas monocromáticas, determinar o espectro da resposta do navio a partir do espectro da agitação incidente no navio. A mesma assumpção de linearidade permite levar em conta a velocidade não nula do avanço do navio modificando a frequência de encontro de cada uma das componentes do espectro. Nesta comunicação, apresentam-se os resultados obtidos com a modelação numérica da interacção da agitação incidente na entrada do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, com o “N/M Fernão Gomes”, um navio com comprimento de 114 m, uma boca de 19 m e um calado de 7 m, e avalia-se a possibilidade desse estado de agitação induzir movimentos verticais excessivos do navio ao longo da sua trajectória, bem como a inoperacionalidade da faixa de navegação associada a movimentos verticais cuja altura seja ultrapassa por um limiar pré-definido. O modelo numérico WAMIT, Newman & Sclavounos (1988), foi utilizado para determinar a função resposta em frequência do navio “N/M FernãoGomes” tendo-se analisado a influência nos resultados obtidos, não só da profundidade da zona onde o navio se desloca mas também da velocidade de avanço do mesmo.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003513
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