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dc.contributor.authorMarcelino, J.pt_BR
dc.date.accessioned2007-03-23T12:23:16Zpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-23T09:48:23Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T13:41:00Z-
dc.date.available2007-03-23T12:23:16Zpt_BR
dc.date.available2010-04-23T09:48:23Zpt_BR
dc.date.available2014-10-10T13:41:00Z-
dc.date.issued2005-02pt_BR
dc.identifier.isbn972-49-2055-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/3140pt_BR
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractEm Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas. Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios. As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos. O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes. Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.pt_BR
dc.description.sponsorshipLNECpt_BR
dc.format.extent5591502 bytespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAlta velocidade ferroviáriapt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.titlePropagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Appears in Collections:DG/NGOH - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese

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