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dc.contributor.authorFontul, S.pt_BR
dc.date.accessioned2010-01-18T09:12:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T10:40:49Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T08:49:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T11:10:48Z-
dc.date.available2010-01-18T09:12:30Zpt_BR
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dc.date.issued2009-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/17664-
dc.description.abstractNas últimas décadas, a importância da aplicação de ensaios não-destrutivos em diversas áreas da engenharia civil tem vindo a aumentar, principalmente no que concerne os métodos baseados na propagação de energia electromagnética de alta frequência, geralmente designada como Radar de Prospecção (RP) ou Ground Penetrating Radar-GPR (na literatura em Inglês). O Radar de Prospecção é uma ferramenta de levantamento geofísico que pode ser usada em vários domínios, como a geologia, engenharia civil, minas e meio ambiente. Sua aplicação consiste na detecção e localização de estruturas do subsolo, através da detecção de variações nas propriedades electromagnéticas do meio, que dependem da composição do material, (solo, rocha, betão, etc.), do teor em água e da densidade do material. No sector das infra-estruturas de transportes, como pavimentos rodoviários e aeroportuários, o conhecimento do tipo de estrutura e da espessura das camadas que constitui o pavimento é essencial para a avaliação da capacidade de carga, como um complemento aos resultados dos ensaios de carga. Neste contexto, o Radar de Prospecção (RP) é particularmente útil, pois é capaz de fornecer informações de forma contínua. Vários estudos sobre avaliação de pavimentos rodoviários e aeroportuários com o RP com antenas suspensas foram realizados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, na última década. A experiência acumulada pelo LNEC no domínio da aplicação deste equipamento mostrou que, apesar do RP ser uma ferramenta valiosa, tem algumas limitações. A fim de optimizar a aplicação deste equipamento, é importante conhecer essas limitações e adaptar as metodologias de ensaio e de análise dos resultados às condições específicas do estudo a realizar. No presente artigo descreve-se a metodologia adoptada nesses estudos, apresentam-se alguns casos de estudo da aplicação do equipamento de radar de prospecção, e referem-se algumas das dificuldades inerentes à utilização do radar, juntamente com recomendações visando a optimização da sua utilização.pt_BR
dc.format.extent8299 bytespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Infra-estruturas Africapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRadar de prospecçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de pavimentospt_BR
dc.subjectMedição de espessuraspt_BR
dc.subjectConstantes dielectricaspt_BR
dc.titleAplicação do Equipamento Radar de Prospecção na Avaliação Estrutural de Pavimentospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.localedicaoPortugalpt_BR
dc.description.figures6pt_BR
dc.description.tables0pt_BR
dc.description.pages74-85pppt_BR
dc.identifier.seminarioRevista Infra-estruturas Africapt_BR
dc.description.volumeNº 1pt_BR
dc.description.sectorDT/NIFpt_BR
dc.description.year2009pt_BR
dc.description.dataOutubro de 2009pt_BR
Appears in Collections:DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista

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