Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/16451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.date.accessioned2009-07-10T14:32:47Zpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T10:40:47Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T08:49:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T09:54:31Z-
dc.date.available2009-07-10T14:32:47Zpt_BR
dc.date.available2010-04-27T10:40:47Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T08:49:09Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T09:54:31Z-
dc.date.issued2009-07-10T14:32:47Zpt_BR
dc.identifier.isbn978-84-7790-487-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/16451-
dc.description.abstractO actual panorama competitivo de sistemas de transporte e as crescentes exigências impostas à via férrea, especialmente no que diz respeito a questões de segurança, de qualidade de operação e de aumento da eficiência do transporte ferroviário, têm contribuído inevitavelmente para a optimização dos sistemas que integram a infra estrutura ferroviária. Desse ponto de vista e tendo em conta o presente paradigma de desenvolvimento sustentável, a optimização da concepção da via férrea e a redução do custo do seu ciclo de vida apresentam se como temas de grande relevância. Nesse âmbito, a utilização de modelos numéricos de equilíbrio tridimensional podem contribuir para uma melhor compreensão do comportamento da via e, consequentemente, para a optimização do dimensionamento de soluções estruturais, relativamente às características mecânicas e geométricas a adoptar na substrutura. O estudo agora desenvolvido centra se na modelação numérica tridimensional de diferentes soluções estruturais de via férrea. Para tal, recorre se a leis constitutivas lineares e não lineares para representar o comportamento dos materiais da substrutura. Apresentam-se alguns resultados relativos a tensões e deformações nas diversas camadas da substrutura e discute se a adequação de distintas soluções estruturais.pt_BR
dc.format.extent170511 bytespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVia-férreapt_BR
dc.subjectModelação numérica tridimensionalpt_BR
dc.subjectComportamento não-linearpt_BR
dc.subjectSubstruturapt_BR
dc.titleAnálise estrutural de via-férrea com recurso a um modelo numérico tridimensionalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoMadridpt_BR
dc.description.pages136-146pppt_BR
dc.identifier.seminario3as Jornadas Hispano-Portuguesas sobre Geotecnia en las Infraestructuras Ferroviariaspt_BR
dc.identifier.localCEDEX, Madridpt_BR
dc.name.labelvia-férreapt_BR
dc.name.labelmodelação numérica tridimensionalpt_BR
dc.description.year2009pt_BR
dc.description.data25 a 26 de Junhopt_BR
Appears in Collections:DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jornadas_MadridAPaixao.pdf166.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.