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dc.contributor.authorLima Azevedo, C.pt_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T12:41:12Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T09:22:58Z-
dc.date.available2010-04-27T12:41:12Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T09:22:58Z-
dc.date.issued2008-07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/15542pt_BR
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractAs características de utilização do automóvel no que diz respeito à flexibilidade nas distâncias praticáveis, ao conforto e à independência horária tornaram-no no meio de transporte mais utilizado no contexto actual da procura de transportes. A quantificação do uso do automóvel de forma regular e diversificada tornou-se numa necessidade manifesta da nossa sociedade, face aos impactes negativos associados ao tráfego rodoviário, tais como o congestionamento, a poluição ou a sinistralidade. O número de veículos que circulam numa rede rodoviária, ou parte dela, representado pelo volume de tráfego rodoviário, constitui uma fonte de informação fundamental sobre o estado de um determinado sistema de tráfego e na análise dos respectivos impactes. No presente trabalho é analisado o cenário actual em que se enquadram as estimações de volumes anuais de tráfego rodoviário ao nível nacional, lançando as bases para o desenvolvimento de um modelo sistemático de estimação para Portugal. São analisados os diferentes métodos internacionais de estimação de volumes de tráfego rodoviário, referindo as particularidades no seu desenvolvimento e na sua utilização. É feita uma análise dos dados relevantes actualmente disponíveis em Portugal e apresentado o desenvolvimento de um método de estimação de volumes anuais de tráfego rodoviário ao nível nacional, baseado fundamentalmente nas leituras de conta-quilómetros realizadas em inspecções técnicas. Por fim, são apresentadas as estimativas dos volumes de tráfego rodoviário ao nível nacional para os anos de 2004, 2005 e 2006, segundo o método de estimação desenvolvido. Estes valores constituem a primeira estimativa nacional de volumes de tráfego desagregados por tipo de veículo e tipo de estrada, permitindo um melhor conhecimento das distâncias percorridas segundo estas variáveis e uma actualização das estimativas agregadas existentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectVolume de circulaçãopt_BR
dc.subjectVolume de tráfego rodoviário nacionalpt_BR
dc.subjectModelo de estimaçãopt_BR
dc.subjectVmt (vkt)pt_BR
dc.subjectVeículos x quilómetropt_BR
dc.subjectDistâncias percorridaspt_BR
dc.titleMétodos de estimativa de volumes anuais de tráfego rodoviáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.institutionUNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICOpt_BR
dc.name.labelTRÁFEGO RODOVIÁRIOpt_BR
dc.name.labelVOLUMES ANUAISpt_BR
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