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dc.contributor.authorRebelo, M.pt_BR
dc.date.accessioned2010-04-22T09:41:28Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T09:50:39Z-
dc.date.available2010-04-22T09:41:28Zpt_BR
dc.date.available2014-10-10T09:50:39Z-
dc.date.issued2006-09pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/15519pt_BR
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objectivo estudar o impacte dos modelos da Descategorização, da Identidade Endogrupal Comum (Recategorização) e da Dupla Identidade na redução do preconceito em crianças de origem portuguesa e de origem africana (9/11 anos). Para a concretização deste objectivo estudámos três configurações de interacção entre grupos étnicos em contexto escolar, na medida em que este é, por um lado, um dos cenários de socialização mais importantes e, por outro, um meio facilitador da intervenção no domínio da redução do preconceito inter-étnico. Os resultados dos dois primeiros estudos empíricos, nos quais os grupos étnicos se encontravam a interagir em simetria e em assimetria de estatuto, permitem concluir que os modelos da Descategorização e da Recategorização foram eficazes a reduzir o enviesamento em ambos os grupos. A redução do enviesamento intergrupal foi conseguida através da diminuição da proximidade face aos membros do endogrupo, no caso da Descategorização, e a partir do aumento da atracção face aos membros do exogrupo, no caso da Recategorização. No último estudo interessou-nos averiguar, simultaneamente, o papel da saliência da pertença étnica dos grupos na redução do enviesamento e a capacidade de extensão dos benefícios operados pelos modelos ao exogrupo como um todo. Na situação de contacto, a Dupla Identidade e a Descategorização revelam-se como as representações cognitivas mais eficazes a reduzir o preconceito nas crianças de elevado estatuto, enquanto que todos os modelos eliminam o enviesamento nas crianças de baixo estatuto. Os resultados demonstram ainda que aqueles modelos permitem a extensão dos seus benefícios para o exogrupo como um todo, nos contextos escolar e residencial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRedução do preconceitopt_BR
dc.subjectEstatuto étnicopt_BR
dc.subjectGeneralizaçãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleESTUDOS EM BRANCO E NEGRO: Modelos de redução do preconceito inter-étnico na infânciapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.institutionINSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Psicologia Social e das Organizaçõespt_BR
dc.name.labelBRANCO E NEGROpt_BR
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