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dc.contributor.authorVieira Gomes, S.pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T15:27:22Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T13:41:53Z-
dc.date.available2025-02-21T15:27:22Zpt_BR
dc.date.available2025-04-16T13:41:53Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018381pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018381-
dc.description.abstractO conhecimento dos factores que afectam a probabilidade de ocorrência de um acidente é uma área de investigação relevante de há muitas décadas devido aos enormes custos para a sociedade dos acidentes rodoviários. Em Portugal, os desenvolvimentos nesta matéria centraram-se essencialmente nas estradas inter-urbanas. No entanto, as zonas urbanas, caracterizadas por elevadas percentagens de acidentes corporais (cerca de 69% do total entre 2004 e 2008), requerem uma atenção prioritária. Com o presente estudo pretendeu contribuir-se para a melhoria da segurança rodoviária em meio urbano, através da criação de ferramentas que podem ser utilizadas em métodos de intervenção em que a segurança dos utentes vulneráveis seja considerada explicitamente nas fases de planeamento e gestão das redes viárias. A primeira ferramenta correspondeu à criação de uma base de dados georreferenciada dos acidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, que permitiu a definição de mapas digitais, com possibilidade de uma grande diversidade de consultas e de cruzamentos de informação. A segunda ferramenta refere-se à elaboração de modelos de estimativa de frequência de acidentes para redes urbanas, segundo diversas desagregações: segundo o elemento rodoviário: em intersecções (intersecção de três ramos, intersecção de quatro ramos e rotundas) e em segmentos; segundo o tipo de acidente: atropelamentos e restantes acidentes com vítimas; e segundo a inclusão de variáveis explicativas relacionadas com o ambiente rodoviário: simplificado (apenas com as variáveis de exposição) e global (com todas as potenciais variáveis explicativas). Foi considerada a incorporação de dados de exposição relativos aos utentes vulneráveis por forma a melhorar a capacidade de estimativa da sinistralidade em redes urbanas. Estas duas ferramentas podem ser usadas directamente na gestão de infra-estruturas, dotando as entidades com competência em matéria de segurança rodoviária com informação rigorosa e detalhada sobre os factores intervenientes na ocorrência de acidentes em meio urbano e respectiva distribuição espacial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviáriapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectAmbiente rodoviáriopt_BR
dc.subjectZona urbanapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectSIGpt_BR
dc.titleAvaliação da influência da infraestrutura na segurança rodoviária em meio urbanopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.conftitle1as Jornadas de Sinalização, Segurança Rodoviária e Dano Corporalpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista

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