Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T15:27:22Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:41:53Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T15:27:22Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-16T13:41:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018381 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018381 | - |
dc.description.abstract | O conhecimento dos factores que afectam a probabilidade de ocorrência de um acidente é uma área de investigação relevante de há muitas décadas devido aos enormes custos para a sociedade dos acidentes rodoviários. Em Portugal, os desenvolvimentos nesta matéria centraram-se essencialmente nas estradas inter-urbanas. No entanto, as zonas urbanas, caracterizadas por elevadas percentagens de acidentes corporais (cerca de 69% do total entre 2004 e 2008), requerem uma atenção prioritária. Com o presente estudo pretendeu contribuir-se para a melhoria da segurança rodoviária em meio urbano, através da criação de ferramentas que podem ser utilizadas em métodos de intervenção em que a segurança dos utentes vulneráveis seja considerada explicitamente nas fases de planeamento e gestão das redes viárias. A primeira ferramenta correspondeu à criação de uma base de dados georreferenciada dos acidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, que permitiu a definição de mapas digitais, com possibilidade de uma grande diversidade de consultas e de cruzamentos de informação. A segunda ferramenta refere-se à elaboração de modelos de estimativa de frequência de acidentes para redes urbanas, segundo diversas desagregações: segundo o elemento rodoviário: em intersecções (intersecção de três ramos, intersecção de quatro ramos e rotundas) e em segmentos; segundo o tipo de acidente: atropelamentos e restantes acidentes com vítimas; e segundo a inclusão de variáveis explicativas relacionadas com o ambiente rodoviário: simplificado (apenas com as variáveis de exposição) e global (com todas as potenciais variáveis explicativas). Foi considerada a incorporação de dados de exposição relativos aos utentes vulneráveis por forma a melhorar a capacidade de estimativa da sinistralidade em redes urbanas. Estas duas ferramentas podem ser usadas directamente na gestão de infra-estruturas, dotando as entidades com competência em matéria de segurança rodoviária com informação rigorosa e detalhada sobre os factores intervenientes na ocorrência de acidentes em meio urbano e respectiva distribuição espacial. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Ambiente rodoviário | pt_BR |
dc.subject | Zona urbana | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | SIG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da influência da infraestrutura na segurança rodoviária em meio urbano | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 1as Jornadas de Sinalização, Segurança Rodoviária e Dano Corporal | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avalia??o da influ?ncia da infraestrutura na seguran?a rodovi?ria em meio urbano.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.