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dc.contributor.authorCalhau, R.pt_BR
dc.contributor.authorMenezes, M.pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T10:34:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T13:36:31Z-
dc.date.available2025-02-21T10:34:30Zpt_BR
dc.date.available2025-04-16T13:36:31Z-
dc.date.issued2024-10-02pt_BR
dc.identifier.citationhttps://www.5cihel2024.org/pt/atas-5-cihel/pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018368pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018368-
dc.description.abstractA participação pública no âmbito de planos e projetos urbanos, destacando-se os vocacionados para espaços públicos em áreas residenciais, é não só fundamental para assegurar respostas às necessidades das populações e, deste modo, incrementar a valorização social dos contextos intervencionados ou a intervir, bem como a sua importância é reconhecida por uma vasta literatura e, paulatinamente, passou a figurar nos instrumentos normativos e legislativos, também assim sucedendo em Portugal, embora relativamente mais tardiamente que em outros contextos nacionais [1, 2]. A par da relevância da participação pública, a sua efetiva implementação nem sempre está assegurada. No caso de Portugal, observa-se que o potencial da participação pública é, muitas vezes, minimizado na ideia de um dos procedimentos, legalmente instruídos, a serem cumpridos na fase de desenvolvimento do plano e/ou projeto, podendo em certo casos até ser vista como um obstáculo ao prosseguimento destes instrumentos de intervenção no território [3]. Isto não só menoriza o seu papel enquanto meio de envolvimento das comunidades, mas também como instrumento de análise e informação do desenvolvimento dos planos e/ou projetos. Em contexto português, observa-se também o questionamento feito em torno da fraca participação pública no âmbito da apresentação de planos/projetos urbanos. Considerando sobretudo este último aspeto e tendo como foco de reflexão Portugal, a comunicação propõe apresentar e refletir sobre aspetos de teor metodológico que mais direta ou indiretamente impactam a efetiva participação da sociedade civil. Isto é, a partir de uma revisão crítica da literatura e recorrendo a determinados exemplos do contexto nacional, discute-se o papel que a adoção de determinados métodos, meios e formas de divulgação e comunicação detém na criação de oportunidades para que as comunidades façam parte do processo de análise, desenvolvimento do processo e acompanhamento posterior. Por fim, e de um ponto de vista de processo metodológico, propõe-se apresentar algumas recomendações que possam incrementar a participação pública.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMDPIpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectparticipação públicapt_BR
dc.subjectplanos e projetos urbanospt_BR
dc.subjectespaços públicospt_BR
dc.subjectáreas residenciaispt_BR
dc.subjectvalorização socialpt_BR
dc.subjectremudelaçãopt_BR
dc.titleParticipação Pública em Planos e Projetos Urbanos de Áreas Residenciais: dos benefícios aos desafios acerca dos métodos, da divulgação e comunicação às comunidadespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoOnlinept_BR
dc.description.commentsResumo inicial do apresentação ao congresso. não é possível colocar documento: https://www.5cihel2024.org/pt/atas-5-cihel/pt_BR
dc.description.sectorDED/NRIpt_BR
dc.description.magazineLivro de actas - 5.º CIHEL - Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófonopt_BR
dc.identifier.conftitle5.º CIHEL - Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófonopt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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