Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, S.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorMacedo, A. L.pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T16:00:21Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T13:40:19Z-
dc.date.available2025-02-20T16:00:21Zpt_BR
dc.date.available2025-04-16T13:40:19Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018352pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018352-
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios harmonizados no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para o pretendido Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Apresenta-se neste documento o Fascículo I, relativo aos fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, onde se incluem considerações sobre a hierarquia da rede viária, se elencam as características dos vários constituintes do sistema de tráfego relevantes para o traçado, os elementos básicos de projeto e os parâmetros geométricos relevantes para a conceção do ambiente rodoviário urbano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNorma de traçadopt_BR
dc.subjectAmbiente rodoviáriopt_BR
dc.subjectArruamentos urbanospt_BR
dc.titleFascículo I - Fundamentos sobre Utentes e Rede Rodoviária – Versão Revista. Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanospt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Relatórios Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
imt_fasciculo_I_2024_03.pdfDocumento7.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.