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dc.contributor.authorFigueiredo, E.pt_BR
dc.contributor.authorMoldovan, I.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira Santos, L.pt_BR
dc.contributor.authorDias, L.pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T10:43:36Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T13:31:33Z-
dc.date.available2025-01-07T10:43:36Zpt_BR
dc.date.available2025-04-16T13:31:33Z-
dc.date.issued2024-11pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-752-327-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018113pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018113-
dc.description.abstractA maioria dos colapsos de pontes ocorre devido à combinação simultânea de vários fatores, muitas vezes durante ou após um evento natural extremo, que tem a particularidade de explorar vulnerabilidades estruturais escondidas. Foi assim em Portugal com o colapso da Ponte Hintze Ribeiro, cuja vulnerabilidade ao nível das fundações foi exposta durante um período de cheia, e em Itália com a Ponte Morandi, cuja vulnerabilidade ao nível da ligação dos tirantes ao tabuleiro foi manifesta durante a ocorrência de chuva intensa. De acordo com um relatório da Comissão Europeia, o impacto da pressão climática já representa 30% a 50% dos custos atuais de manutenção de estradas na Europa. Entretanto, o número de fenómenos climáticos extremos parece estar a aumentar, em virtude de alterações no sistema climático provocadas pelas emissões de gases com efeito de estufa. Estarão as pontes mais vulneráveis a colapsos em função dos fenómenos climáticos extremos? Será a adaptação às alterações climáticas uma nova dimensão na reabilitação? Este artigo pretende sintetizar um roteiro para adaptação climática de pontes de betão armado, bem como apresentar um plano de adaptação com base na realidade da ponte sobre o Rio Angueira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGrupo Português de Betão Estruturalpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectBetão armadopt_BR
dc.subjectAlterações climáticaspt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.titleRoteiro para adaptação climática de pontes de betão armado: Ponte sobre o Rio Angueirapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoPortopt_BR
dc.description.pages531-540pp.pt_BR
dc.identifier.localPortopt_BR
dc.description.sectorDE/CHEFIApt_BR
dc.identifier.conftitleEncontro Nacional de Betão Estrutural 2024pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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