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dc.contributor.authorOliveira, P.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira Santos, L.pt_BR
dc.contributor.authorFreire, L.pt_BR
dc.contributor.authorLopes, N.pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T10:08:52Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T13:22:33Z-
dc.date.available2024-12-05T10:08:52Zpt_BR
dc.date.available2025-04-15T13:22:33Z-
dc.date.issued2024-11-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1017982pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1017982-
dc.description.abstractA Monitorização da Integridade Estrutural (MIE) permite avaliar o desempenho das estruturas em serviço com base na medição de grandezas relevantes através de sistemas sensoriais instalados nas estruturas, recorrendo a algoritmos de análise que permitem identificar danos. Uma das abordagens mais utilizada recorre a métodos estatísticos para a extração de informação sensível a danos ou a parâmetros da resposta estrutural para classificação da condição estrutural. Em pontes, as técnicas de identificação de dano mais utilizadas recorrem às caraterísticas dinâmicas da estrutura obtidas através de métodos de identificação modal estocástica como parâmetros de entrada para a classificação da condição estrutural. Estas técnicas de identificação de dano baseiam-se na premissa de que alterações na massa, rigidez, amortecimento ou condições de fronteira do sistema estrutural provocam alterações detetáveis nas propriedades dinâmicas da estrutura, uma vez que as características modais são função destas propriedades. No presente artigo apresenta-se uma aplicação prática que permitiu detetar alterações nas condições de apoio de uma ponte ferroviária através das suas frequências naturais de vibração. As características modais da estrutura foram obtidas experimentalmente através do método de identificação estocástica em subespaços, na sua variante SSI-COV. Por sua vez, a classificação da condição estrutural foi realizada através de testes estatísticos aplicados às séries de resíduos obtidas após a remoção dos efeitos provocados pelas variações operacionais e ambientais. São também apresentados os estudos numéricos desenvolvidos que permitiram determinar o tipo e a localização desta alteração estrutural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEncontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2024pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPonte Ferroviáriapt_BR
dc.subjectMonitorização Estruturalpt_BR
dc.subjectDeteção de danopt_BR
dc.titleIdentificação de alterações nas condições de apoio de uma ponte ferroviáriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoPortopt_BR
dc.description.sectorDE/NOEpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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