Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1017063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFalcão Silva, M. J.pt_BR
dc.contributor.authorSalvado, A.pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, N.pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-11T11:46:31Zpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T15:31:38Z-
dc.date.available2024-01-11T11:46:31Zpt_BR
dc.date.available2024-03-05T15:31:38Z-
dc.date.issued2023-01-07pt_BR
dc.identifier.citationhttps://doi.org/10.29073/rae.v1i1.658pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1017063-
dc.description.abstractA segurança das pessoas e o elevado valor dos bens construídos e dos seus conteúdos, bem como a sua criticidade na satisfação das necessidades básicas e bem-estar das comunidades, sempre suscitaram preocupações quanto à sustentabilidade, resiliência e fiabilidade do ambiente construído. A resiliência dos ativos construídos está frequentemente ligada à formulação de políticas e estratégias para o ambiente construído após eventos catastróficos ou traumáticos. É um conceito multidimensional que abrange aspetos físicos, infraestruturais, ambientais, económico-sociais, regulamentares e organizacionais. O presente artigo apresenta os resultados da aplicação de um sistema de classificação de resiliência assente numa abordagem holística, abrangente e sistemática, a diferentes tipos de edifícios, em qualquer fase do seu ciclo de vida. Em particular, analisa a resiliência de edifícios de escolas públicas portuguesas a diferentes riscos do ponto de vista da engenharia, nomeadamente no que diz respeito à segurança estrutural e de manutenção do edifício. Os edifícios escolares analisados, construídos ao longo do século XX, tiveram intervenções alargadas, entre 2009 e 2011, no âmbito de um programa nacional de investimento público. Os edifícios foram analisados antes e após intervenções de reabilitação. Relativamente a indicadores económicos e a investimento potencial, nota-se que as intervenções de reabilitação apresentam impacto positivo na classificação da resiliênciapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPonteditorapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResiliência urbanapt_BR
dc.subjectedifíciospt_BR
dc.subjectgestão de ativospt_BR
dc.subjectsistema de classificaçãopt_BR
dc.subjectapoio à decisãopt_BR
dc.titleImpacto da reabilitação na melhoria da resiliência de edifícios escolares públicospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.pages69-80pppt_BR
dc.description.volumeVol. 1, N.º 1pt_BR
dc.description.sectorDED/NEGpt_BR
dc.description.magazineRAE – Revista de Ativos de Engenhariapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEG_IMPACTO DA REABILITA??O NA MELHORIA_2023.pdfartigo completo354.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.